O tema “Segurança Pública” foi o destaque da 11ª Sessão Ordinária realizada pela Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, na noite desta terça-feira, dia 14. Além do debate entre os parlamentares, a sessão também contou com a aprovação de três Projetos de Lei e duas Moções de Pesar.
Durante a sessão, quatro vereadores utilizaram a tribuna do plenário “Mauricio Alves Braz”, sendo o primeiro o vereador Rolgaciano Fernandes Almeida (PTN), que abordou o tema “segurança Pública”, ressaltando que no próximo dia 24, a Comissão Permanente de Segurança promoverá uma audiência pública para discutir ações para o combate à criminalidade. Na sequência, o presidente da Casa de Leis, Wilson dos Santos, o Wilson Pirata (PTN) falou sobre a reunião que participou na Câmara Municipal de São Paulo, sobre a reforma política, posteriormente os vereadores Celso Heraldo dos Reis, o Celso Reis (PSDB) e Roque Levi Santos Tavares, o Dr. Roque (PR) falaram sobre o almoço realizado pelo Fundo Social de Solidariedade e transporte escolar/segurança, respectivamente.
Durante a fala do vereador Roque sobre a segurança pública, o parlamentar afirmou que a falta investimentos do governo estadual na área da segurança é a responsável pela sensação de insegurança dos munícipes, vários vereadores solicitaram a palavra para tecer comentários sobre o tema que se prolongou por cerca de 15 minutos. Participaram da discussão os vereadores Edson de Sousa Moura, o Edson Moura (PT), Gilberto Aparecido do Nascimento, o Professor Gilberto Tico (PHS), Celso Reis, Wilson Pirata, Rolgaciano, Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca, a Cidinha Assistente Social (PR) e Luiz Otávio da Silva, o Luizão (PTB).
PROJETOS E MOÇÕES
Os Projetos de Lei aprovados pela Câmara Municipal têm como objetivo a concessão do título de “Cidadão Itaquaquecetubense” para Kleber da Silva Conceição, de autoria do vereador Genival Soares de Lima, o Val do Mercado (PSDC), a definição da nova denominação de uma via do bairro Jardim Josely para “Marcílio José Rodrigues”, do vereador Roberto Carlos do Nascimento Tito, o Carlinhos da Minercal (PT) e a criação da “Semana da Cultura Nordestina”, projeto do parlamentar Firmino Francisco Alves, o Firmino Firmeza (SDD).
As Moções de Pesar foram feitas pelos parlamentares José Donizetti Fernandes, o Dr. Donizetti (PTB), e Adriana Aparecida Felix, a Adriana do Hospital (PR), pelo falecimento de Rodolfo Lopes e Odila Pereira de Moraes, respectivamente.