Em sessão ordinária que durou mais de duas horas, na noite desta terça-feira, dia 28, a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou cinco projetos de lei, além de duas moções. A sessão ficou marcada pela emoção do vereador Gilberto Aparecido do Nascimento, o Professor Gilberto Tico (PHS), que utilizou a tribuna para externar o seu pesar pelo falecimento de Eurípides de Fátima Galdino, a Pelé, ocorrido na madrugada desta terça-feira.
A Pelé era assessora parlamentar do vereador e, aos 61 anos de idade, foi vítima de um aneurisma. “A Pelé era uma mulher alegre, iluminada e muito empenhada em ajudar as pessoas, tenho certeza de que ela cumpriu a sua missão de forma magistral, em nome dos vereadores desta Casa de Leis, deixo aqui os votos de pesar para todos os familiares”, disse Gilberto Tico. O falecimento da Pelé gerou uma Moção de Pesar que foi assinada por todos os vereadores que compõem a atual legislatura.
A segunda Moção aprovada na sessão, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Wilson dos Santos, o Wilson Pirata (PTN), é de apelo ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para que sejam feitas as negociações junto aos professores da rede estadual, visando o reconhecimento da importância dos mesmos, para que a greve que ocorre em São Paulo termine.
PROJETOS
Dos cinco projetos de lei aprovados em sessão, quatro são de autoria do poder Executivo e visam a seguintes aplicações:
- Autoriza a Administração Municipal possa celebrar convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, objetivando a cooperação técnica, material e operacional aos órgãos policiais locais.
- Alteração do Artigo 1º da Lei Municipal nº 3.090 de 27 de novembro de 2013, que passa a ter a seguinte redação: “Fica denominada ‘Escola Municipal Ali Ali Hammoud’, a unidade escolar situada na Rua Votorantim, nº 78, no bairro Estância Fraternidade”.
- Alteração do número 2 do Artigo 1º da Lei Municipal nº 426 e do número 7 do Artigo 1º da Lei Municipal nº 424 (ambas datadas de 05 de julho de 1967), dando nova redação para os referidos números determinando o início e o término das Ruas Rio Negro e Santa Rita de Cássia, sendo que as duas têm início na Rodovia Alberto Hinoto (SP-56), antiga Estrada de Santa Isabel, porém a primeira tem o término na Avenida Vereador Almiro Dias de Oliveira e a segunda no Córrego do Una.
O quinto projeto de lei é de autoria do vereador Edson de Souza Moura, o Edson Moura (PT), que denomina a praça situada na esquina da Avenida Água Chata com a Rua Murilo Mendes, no Parque Piratininga, como “Maria Gonçalo da Silva”.
FOTOS / RONALDO ANDRADE