A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba inicia nesta terça-feira, dia 12, a exposição “A Comunicação e as Políticas Públicas na Difusão do Conhecimento e Precauções Perante as Doenças Sexualmente Transmissíveis”. O acervo que ficará exposto no hall da Casa de Leis apresenta materiais de divulgação que visam o combate às DST’s.
O curador da exposição, Jandir Souto, em conversa com o itaquaquecetubense Ghe Santos, proprietário do acervo e um agente de combate às doenças sexualmente transmissíveis e ativista do movimento LGBTS (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, resolveu realizar essa mostra tendo como objetivo a conscientização da importância de se prevenir contra esses males.
“Quando se fala em DST, logo vem à mente a Aids, mas não existe somente essa doença, não podemos esquecer da sífilis, gonorreia, tricomona, herpes, entre outras. Essa exposição visa conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir e o melhor meio para isso é o uso do preservativo”, enfatizou Jandir, completando que, desde o advento da AIDS e as demais doenças sexualmente transmissíveis, os meios de comunicações através das políticas públicas têm investido maciçamente na divulgação, orientação, prevenção e tratamento, mesmo ainda sofrido muito com o preconceito e machismo que é dominante em vários países.
Além do material de divulgação que ficará exposto na Câmara Municipal até o dia 15 de junho, no hall da Casa de Leis também haverá um stand de distribuição gratuita de preservativos. “Nesta exposição será possível obter a melhor maneira de se prevenir no sentido figurado, que são as informações, e no sentido literal, que é o recebimento do preservativo”, concluiu o curador.
A exposição que tem início nesta terça-feira, dia 12, ficará aberta à visitação até o dia 15 de junho, sempre de segunda a sexta-feira, das 09 às 18 horas, na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, situada na Avenida Vereador José Barbosa de Araújo, nº 267, Vila Virgínia.
FOTOS / RONALDO ANDRADE