A minuta do Plano Municipal de Educação de Itaquaquecetuba foi apresentada aos vereadores, na manhã desta quarta-feira, dia 10. O documento tem como objetivo definir, para os próximos 10 anos, as diretrizes educação municipal com a participação de toda a sociedade.
De acordo com Denise Almeida, Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, todos os municípios têm até o dia 26 de junho para aprovarem o Plano que é uma solicitação do Ministério da Educação. “Esse Plano é um grande ganho para a educação, pois ele prevê o planejamento de investimentos que visam a melhoria da qualidade de material e infraestrutura para todas as escolas, por exemplo”, destacou.
Para os vereadores Firmino Francisco Alves, o Firmino Firmeza (SDD), Adriana Aparecida Felix, a Adriana do Hospital (PR), Derlan Santos Santana (PSDC) e Wilson dos Santos, o Wilson Pirata (PTN), que estiveram presentes na reunião que também contou com a presença do secretário de Educação, Ronaldo Nava, uma das principais preocupações é em relação a valorização do profissional. “Queremos ver os professores valorizados, por isso esperamos que o Plano de Carreira seja instituído no município”, enfatizou a vereadora Adriana.
“A qualidade do ensino é uma preocupação constante para todos os vereadores desta Casa, esse Plano vem de encontro com o que desejamos para a Educação, por isso contem com o meu apoio”, afirmou Firmino Firmeza que é presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal.
A Secretaria de Educação realiza nesta quinta-feira, dia 11, uma reunião com o Conselho Municipal de Educação e, no próximo dia 16 (terça-feira), promove um Fórum dobre Educação, na própria secretaria, para discutir o Plano Municipal com a sociedade civil, professores, sindicato, universidades, vereadores, entre outros. No dia 18, o Plano Municipal de Educação será finalizado e enviado à Casa de Leis para avaliação dos vereadores em plenário. O Plano deverá ser votado no dia 23 de junho, durante a 21ª sessão ordinária de 2015.
FOTOS / RONALDO ANDRADE