Os vereadores Firmino Francisco Alves, o Firmino Firmeza (SDD), e Adriana Aparecida Felix, a Adriana do Hospital (PR), estiveram na Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta terça-feira, dia 16, para participar de um Fórum para a apresentação do Plano Municipal de Educação que prevê as diretrizes educacionais em Itaquaquecetuba pelos próximos 10 anos.
Além dos vereadores, o Fórum contou com a presença da vice-prefeita Ondina da Cruz Lima, do secretário de Educação Ronaldo Nava, além de professores, diretores de escolas, representantes do Sindicato dos Servidores e da sociedade civil.
Apresentado pela Supervisora de Ensino da pasta, Denise Almeida, o Plano é uma solicitação do Ministério da Educação para todos os municípios brasileiros que têm até o dia 24 deste mês para enviar o documento à Brasília. “Esse Plano representa um ganho imenso para a educação itaquaquecetubense, pois ele prevê os investimentos que serão feitos objetivando a melhoria da qualidade de material e infraestrutura para todas as escolas, por exemplo”, afirmou.
Os vereadores acompanharam toda a apresentação e ficaram satisfeitos com as 20 metas estabelecidas pelo Plano Municipal para os próximos 10 anos. “Além de querer ver, cada vez mais, investimentos na educação, uma das minhas principais preocupações se refere à valorização do profissional, quero ver o professor valorizado do jeito que ele merece e o Plano de Carreira é o caminho para se atingir esse objetivo”, disse a parlamentar, se referindo a um dos temas abordados pelo Plano Municipal.
“A busca pela melhoria da qualidade do ensino deve ser constante, esse Plano prevê investimentos e ações que vão de encontro com essa necessidade, fiquei muito satisfeito com o que vi aqui hoje”, destacou Firmino Firmeza que é presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal.
Até o final desta semana a Secretaria de Educação encaminhará a minuta do Plano Municipal de Educação para que seja avaliado e votado pelos vereadores que compõem a Casa de Leis itaquaquecetubense, na próxima terça-feira, dia 23, durante a 21ª sessão ordinária de 2015.
FOTOS / RONALDO ANDRADE