A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba deu início a um estudo sobre as suas dependências para elaborar um plano de desocupação do prédio em casos de emergência. A Defesa Civil do Município será a responsável pela avaliação que foi solicitada pela presidência da Casa de Leis.
Na tarde desta quarta-feira, dia 12, o presidente da Câmara Municipal, Wilson dos Santos, o Wilson Pirata (PTN), ao lado da vereadora Simone Patrícia Soares, a Simone do Posto (PHS), esteve reunido com o coordenador da Defesa Civil, Kleber Conceição, para discutir os detalhes sobre o estudo.
“Todos os funcionários deverão receber instruções de como agir em caso de emergência, para esvaziarem o prédio de forma ordenada e calma, além de poder auxiliar os munícipes”, afirmou Wilson Pirata.
O estudo, segundo o coordenador, tem como objetivo identificar as possíveis deficiências do prédio para que possam ser corrigidas, identificar saídas de emergência e as rotas de fuga, entre outros pontos. “Ao término deste estudo, iremos fazer um simulado, onde todos os funcionários deverão participar para que possam colocar as instruções em prática”, afirmou Kleber.
Para a parlamentar, essa preocupação com a segurança dos funcionários e munícipes é muito importante. “Sabemos que em casos de incêndio, por exemplo, o pânico é um dos principais obstáculos para que as pessoas deixem o prédio, por não saberem como agir ou para onde ir, este estudo vem para dar uma noção exata da segurança da Câmara Municipal, além de proporcionar a todos as informações necessárias de como agir em situações como essa”, enfatizou Simone do Posto.
Na próxima semana, uma equipe da Defesa Civil iniciará a avaliação estrutural do prédio com base na planta do imóvel. “A partir desta avaliação é que podemos traçar as necessidade de segurança da Câmara e as rotas de fuga, por exemplo”, destacou o coordenador da Defesa Civil.
FOTOS / RONALDO ANDRADE