A instauração de uma Comissão Processante (CP) e a posse da vereadora Simone Patrícia dos Santos, a Simone do Posto, marcaram a 37ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, realizada na noite desta terça-feira, dia 10.
Em sessão que contou com grande presença de público no plenário “Mauricio Alves Braz”, os vereadores aprovaram a abertura da CP por 18 votos a favor e uma abstenção (a vereadora Simone se absteve), com base na denúncia feita pelo munícipe Edimar Candido de Lima, contra o prefeito Mamoru Nakashima.
Segundo o documento protocolado na Casa de Leis, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estaria sendo utilizada para descarte de materiais inertes, formando no local um aterro irregular. O referido documento que foi avaliado pelos parlamentares, afirma que a Administração Municipal não teria a devida documentação como, por exemplo, laudos, estudos e licenciamentos, para utilização do espaço como aterro, uma vez que o material descartado na secretaria, conforme a denúncia, é oriunda de limpeza de ruas, podas de árvores, limpeza de rios e córregos, sendo que os mesmos não poderiam ser dispostos ou armazenados em qualquer lugar ou de qualquer forma, em desacordo com as normas do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
Após a leitura da denúncia, a sessão teve um recesso de cinco minutos para a formação da Comissão Processante, onde os vereadores Silvani de Paula Lima, Roberto Letrista de Oliveira e Roberto Carlos do Nascimento Tito, o Carlinhos da Minercal, foram os indicados. Logo após o término da sessão ordinária, os três parlamentares se reuniram para decidir a função de cada um na CP e ficou definido que Silvani será o presidente, Carlinhos da Minercal o Relator e Roberto Letrista completa a Comissão como Membro.
Os trabalhos da Comissão Processante terão início na manhã desta segunda-feira, dia 16, quando os vereadores se reunirão para definir quais serão as ações e caminhos a serem seguidos para a investigação.
POSSE
A Simone do Posto foi empossada, pela segunda vez neste ano, vereadora na Câmara de Itaquá, sendo que na primeira vez, ela assumiu uma cadeira no Legislativo como vereadora suplente, por apenas 30 dias.
Desta vez, a vereadora assume o cargo no lugar do vereador Gilberto do Nascimento Tico, o Professor Gilberto Tico, que deixou a Casa de Leis para assumir o cargo de Secretário Municipal de Cultura de Itaquá.
FOTOS / RONALDO ANDRADE