A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba realizou, na noite desta terça-feira, dia 24, a 39ª sessão ordinária de 2015 que aprovou quatro projetos de lei, em 2ª discussão. Com o plenário lotado e sob clima de “final de campeonato”, os vereadores também aprovaram em 1ª discussão o projeto de lei complementar que dispõe a criação do Estatuto e o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério do Município.
O tema da sessão desta terça-feira foi Educação, como já havia ocorrido na sessão anterior, quando o projeto de lei complementar, de autoria do Poder Executivo, que visa a criação do Estatuto e do Plano de Carreira, ingressou na Casa de Leis para deliberação das Comissões competentes. Dezenas de professores lotaram o plenário “Mauricio Alves Braz”, para acompanhar a votação dos parlamentares, uma vez que, a criação deste Plano de Carreira e do Estatuto é uma luta antiga da categoria municipal.
Os vereadores Silvani de Paula Lima, Rolgaciano Fernandes Almeida, Firmino Francisco Alves, o Firmino Firmeza, Luiz Carlos Ginachi, o Carlinhos do Bar, Simone Patrícia Soares, a Simone do Posto, e Celso Heraldo dos Reis, o Celso Reis, utilizaram a tribuna para parabenizar os professores pela importante conquista, uma vez que, a classe precisa ser incentivada e valorizada.
O projeto de lei complementar nº 280/2015 foi aprovado, por unanimidade, em 1ª discussão e retorna ao plenário na próxima terça-feira, dia 1º, para 2º e última discussão.
PROJETOS
Os vereadores aprovaram em 2ª discussão, quatro projetos de lei, sendo que, o primeiro é de autoria do vereador Rolgaciano Fernandes Almeida (PL nº 140/2015) e dispõe sobre a denominação da Rua São Francisco, situada na altura do nº 2.071 da Estrada do Bonsucesso, no Bairro Rio Abaixo.
O segundo projeto de lei aprovado em plenário é de autoria do vereador Roberto Carlos do Nascimento Tito, o Carlinhos da Minercal, (PL nº 141/2015) referente à denominação de Ruas no bairro Jardim Lucinda.
A propositura nº 144/2015, de autoria da vereadora Adriana Aparecida Felix, a Adriana do Hospital, também foi aprovada pelos parlamentares e declara de Utilidade Pública a Creche Lar “Dr. José de Freitas Mendonça”.
O último projeto aprovado da noite é de autoria dos vereadores Adriana do Hospital, Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca, a Cidinha Assistente Social, e Wilson dos Santos o Wilson Pirata, (PL nº 145/2015) e visa instituir no Município o “Dia Municipal de Conscientização e Prevenção do Câncer de Próstata”.
FOTOS / RONALDO ANDRADE