O Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo realizou uma avaliação dos sites das Câmaras de Vereadores dos 645 municípios paulistas, tendo como foco a transparência das informações. O site da Casa de Leis de Itaquaquecetuba ficou em 1º lugar na região do Alto Tietê e é o 45º em todo o Estado.
O objetivo do Ministério Público é verificar quais Câmaras Municipais estão cumprindo com a Lei de Transparência e Acesso à Informação que visa combater a corrupção e, automaticamente, proporciona aos munícipes mais facilidade de acesso às informações referentes ao Poder Legislativo.
A avaliação feita pelo Ministério Público avaliou os sites das Casas de Leis dos 645 municípios que compões o estado de São Paulo, dando notas de 0 a 10, sendo que, quanto menor a nota, menor é a transparência. O site da Câmara de Itaquaquecetuba obteve a nota 7,3, segundo a avaliação do MP.
“Fico muito feliz pela avaliação positiva, mesmo porque é o resultado de um trabalho que teve início em janeiro deste ano, quando assumi a presidência da Casa de Leis itaquaquecetubense, pois desde o primeiro dia tenho enfatizado que a transparência seria uma das minha principais bandeiras à frente do Legislativo”, enfatizou Wilson dos Santos, o Wilson Pirata, vereador e presidente da Câmara de Itaquá.
De acordo com o parlamentar, a reestruturação do site da Câmara, realizada em março deste ano, foi o primeiro passo rumo à maior transparência dos trabalhos do Legislativo. “O site foi inteiramente remodelado, pois anterior já estava defasado e não apresentava nenhum tipo de facilidade ou comodidade ao munícipe, por isso lançamos um novo site, mais moderno e com um novo design, objetivando facilitar o acesso de todos que buscam informações do Legislativo”, enfatizou Wilson Pirata, complementando que, mesmo após o lançamento do site, a página oficial da Câmara na internet continua em evolução. “A última novidade do site ocorreu no mês de agosto, quando lançamos o Sistema de Consulta que possibilita ao munícipe se informar sobre os trabalhos de cada parlamentar, quais são os seus projetos, requerimentos, indicações, entre outros, tudo de forma fácil e muito rápida”, concluiu.
FOTOS / RONALDO ANDRADE