A 21ª Sessão Ordinária de 2016, realizada pela Câmara Municipal de Itaquaquecetuba na noite desta terça-feira, dia 21, aprovou o Projeto de Lei nº 61/2016, que dispõe sobre a elaboração e execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município para o exercício de 2017.
A peça orçamentária, apresentada pelo Poder Executivo, prevê para o próximo ano, um orçamento estimado em R$ 660.880.000,00, sendo que, a maior receita deverá ser proveniente de ‘Transferências Correntes’, com valores estimados em, aproximadamente, R$ 412 milhões. Em relação a distribuição do orçamento para as secretarias municipais, os maiores valores dizem respeito às pastas de Educação e Saúde, com R$ 204 milhões e R$ 115 mi, respectivamente. A Câmara Municipal terá um repasse de R$ 14 milhões (veja quadro completo abaixo).
Assim como na sessão anterior, ocorrida no dia 14 deste mês, o Projeto de Lei foi aprovado, por unanimidade, pelos parlamentares que já haviam acompanhado as duas audiências públicas que foram realizadas pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Finanças.
A distribuição por secretarias, segundo o projeto que está em tramitação na Câmara:
Câmara Municipal R$ 14.000.000,00
Gabinete do Prefeito R$ 1.950.000,00
Secretaria de Assuntos Jurídicos R$ 4.630.000,00
Secretaria de Meio Ambiente R$ 1.740.000,00
Secretaria de Admin. Modernização R$ 13.050.000,00
Secretaria de Planejamento R$ 4.170.000,00
Secretaria de Finanças R$ 43.076.000,00
Sec. Educ., Ciências, Tec. e Inovação R$ 204.034.000,00
Secretaria de Esporte e Lazer R$ 3.960.000,00
Secretaria de Saúde R$ 115.260.000,00
Secretaria de Desenvolvimento Social R$ 11.870.000,00
Secretaria de Serviços Urbanos R$ 93.890.000,00
Secretaria da Mulher R$ 390.000,00
Secretaria de Habitação R$ 2.155.000,00
Secretaria de Receita R$ 11.200.00,00
Sec. Prev.. Serv. Públicos Municipais R$ 65.225.000,00
Secretaria de Cultura R$ 3.730.000,00
Secretaria de Governo R$ 4.330.000,00
Secretaria de Segurança Urbana R$ 16.150.000,00
Secretaria de Desenv. Econômico R$ 2.840.000,00
Secretaria de Transportes R$ 15.660.000,00
Secretaria de Assuntos Institucionais R$ 510.000,00
Secretaria de Obras R$ 25.750.000,00
Secretaria de Abast. Seg. Alimentar R$ 1.010.000,00
Secretaria de Turismo R$ 300.000,00
Total R$ 660.880.000,00
FOTO / RONALDO ANDRADE