12 SET 2017
Câmara concede Título de cidadã itaquaquecetubense à Deputada Federal Renata Abreu
A Cerimônia ocorreu no plenário Maurício Alves Braz e contou com a presença de autoridades e da população em geral

O Poder Legislativo de Itaquaquecetuba realizou na noite desta segunda-feira (11 de setembro), a solenidade para outorga de entrega do Título de Cidadã itaquaquecetubense à Deputada Federal Renata Abreu (PODE). A Cerimônia ocorreu no plenário Maurício Alves Braz e contou com a presença de autoridades, bem como correlegionários, amigos da homenageada e da população em geral.

Orquestrada pelo presidente do Legislativo Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), o Carlinhos da Minercal, a homenagem foi prestada à política pelos relevantes serviços prestados à comunidade itaquaquecetubense. A iniciativa partiu do vereador Roberto Letrista (PSDB).

“A deputada Renata Abreu é um exemplo de garra e dedicação, por isso, a pedido de meu filho, Humberto Letrista, que acompanhou de perto a caminhada até sua chegada à Câmara dos Deputados, decidi, oficializar essa homenagem. É uma deputada muito presente”, disse Roberto Letrista.

O reconhecimento se deu também pelo trabalho desenvolvido pela parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Renata Abreu é presidente nacional do Podemos e tem se destacado no Congresso pelo crescimento da sigla, sendo considerada, inclusive, a legenda que mais cresceu no Brasil, com 17 deputados e 3 senadores; além de sua busca por uma nova forma de fazer política.

“Receber essa homenagem é motivo de grande alegria. Agradeço imensamente a todos que acreditaram em mim e no antigo PTN, que chegou de maneira tímida, que acreditaram em nossos sonhos. Foi em Itaquaquecetuba que elegemos nosso primeiro prefeito. Temos uma história e Itaquá, está vinculada a essa construção. É uma honra muito grande, os laços que se constroem trazem uma responsabilidade muito grande e aumentam, ainda mais, o compromisso com a cidade”, destacou Renata Abreu.

Agradecemos a você deputada por estar sempre presente em nossa cidade, e fazer a diferença, nos dando atenção, apoio, pela seriedade no trato com a coisa pública e por contribuir com o progresso da nossa querida Itaquaquecetuba. Parabéns, você é mais do que merecedora desse título, pela garra de mãe, de mulher na família e mulher pública. Obrigado por estar sempre de portas abertas para nos receber”, destacou Rolgaciano Fernandes.

Também fizeram uso da palavra, além do autor da homenagem, os vereadores Rolgaciano Fernandes, presidente da sigla no município, Edson Rodrigues (PODE), Armando Tavares dos Santos Neto (PR), Luiz Eduardo Oliveira Alves, o Edinho do Kemel (PODE-Poá), Cléo Meira (PODE-Ribeirão Pires), Marcos da Silva (PODE-Ferraz de Vasconcelos), Silvo Rocha (Juventude Estadual PODE), Daniel Balke (presidente da Associação Comercial de Ferraz de Vasconcelos), o Delegado de Polícia Dr. Eduardo Boigues, Washington Pipa (PHS-Itaquá), convidados e o presidente do Legislativo, Carlinhos da Minercal, também renderam homenagens ao deputado laureado.

Trajetória

Renata Hellmeister de Abreu é presidente nacional do Podemos (antigo PTN) e deputada federal por São Paulo desde 2015, quando foi eleita com 86.647 votos. Foi líder da bancada do partido, que conta com 17 deputados. Única mulher no Colégio de Líderes da Câmara Federal.

Nascida em 15 de abril de 1982 em São Paulo, é casada e tem dois filhos, Felipe e Rafael. É filha de José Masci de Abreu, deputado federal por dois mandatos.

Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem pós-graduação em Direito Eleitoral, e administração de empresa na Fundação Getúlio Vargas. Desenvolve ações sociais no Centro de Tradições Nordestinas (CTN) voltado a projetos de assistência à população carente da capital de São Paulo e perpetuação dos costumes, crenças e tradições do povo do Nordeste.

Gisele Santos

Câmara Municipal de Itaquaquecetuba