11 ABR 2019
Munícipes já podem notar mudanças nas sessões
Com o controle de entrada, público assistiu à sessão sentado e com segurança
Com respeito à lotação máxima e cadastro da imprensa, reunião dos vereadores tem ocorrido com mais segurança na Câmara de Itaquá

Uma série de mudanças realizadas pela Câmara Municipal de Itaquaquecetuba para organizar melhor as sessões ordinárias que ocorrem todas as terças-feiras já pode ser notada pelos cidadãos. O trabalho de reestruturar a Casa de Leis está em seu início e outras medidas devem ser tomadas para que o trabalho do Legislativo ocorra de forma mais transparente, com eficácia e respeito aos munícipes.

Uma das primeiras e mais importantes mudanças foi o controle do público durante as sessões no Plenário Maurício Alves Braz. A sessão do dia 26 de março, quando foi votada uma denúncia contra o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), teve superlotação, tumulto, quebra de cadeiras, ameaças e muita sujeira deixada pelo público no prédio do Legislativo. Já nas últimas duas sessões, com o controle das pessoas, que agora precisam apresentar um documento pessoal com foto e não podem entrar caso o plenário esteja lotado, a maioria dos problemas foi evitado.

Na última terça-feira, mesmo com a votação de outras duas denúncias, praticamente todo o público conseguiu assistir à sessão sentado e com segurança. A única confusão ocorreu quando um munícipe começou a gritar durante a fala de um vereador na tribuna e teve de ser contido por Guardas Civis Municipais (GCMs) a pedido do presidente da Casa, uma vez que estava atrapalhando os trabalhos dos parlamentares. De acordo com o artigo 3º do Regimento Interno da Câmara, qualquer cidadão pode assistir às sessões, desde que se mantenha em silêncio durante os trabalhos.

Outro ponto importante tem sido a organização da imprensa. Devidamente cadastrados e orientados, profissionais da comunicação têm respeitado os pedidos da Câmara para que todos possam cobrir a sessão sem abusos e excessos. O objetivo é criar, em breve, um setor específico à imprensa, como existe na maioria das câmaras municipais.

Além desses dois temas, outros pontos foram corrigidos nas últimas duas sessões como o funcionamento adequado do ar condicionado do plenário, a melhora da qualidade dos microfones e a participação do público quando possível e permitido por lei. Na última terça-feira, por exemplo, cidadãos foram escolhidos para fazer o sorteio dos vereadores que participariam de duas comissões.

Mais informação

O público também conta com novas ferramentas para se informar sobre o que ocorre na Câmara. O site oficial ganhou novo layout e está mais interativo, e duas contas em redes sociais foram abertas: Instagram e Youtube. O facebook também passou a ter atualizações mais constantes.

Reestruturação

As mudanças fazem parte de um projeto de reestruturação da Câmara que teve início no ano passado, ainda no mandato do vereador Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), o Carlinhos da Minercal, quando um concurso público com 19 vagas foi aberto. O atual presidente, vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, fez questão de agilizar a convocação dos aprovados e também colocou como meta de seu mandato a renovação da área administrativa da Casa visando uma aproximação maior do cidadão com os vereadores.