26 SET 2019
Câmara atende pedido por mais segurança e instala detector de metais
Controle de pessoas que frequentam o prédio do Poder Legislativo é maior; medidas eram cobradas pela população

Após receber muitos pedidos e apelos da população de Itaquaquecetuba por mais segurança no prédio do Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Rodrigues (Podemos), Edson da Paiol, decidiu instalar uma porta com detector de metais na entrada principal da Casa de Leis. Junto com a nova cabine de atendimento, onde os visitantes precisam se identificar com documento pessoal com foto, o controle de quem frequenta o local aumentou. O objetivo é garantir a segurança dos servidores e da população que acompanha os trabalhos dos parlamentares.

Desde a última segunda-feira (23/09), quem vai à Câmara passa pela porta que detecta a presença de metais. Um funcionário acompanha o procedimento e passa instruções aos visitantes, que devem deixar chaves, moedas e objetos metálicos ao lado da porta, muito parecido com o que ocorre nas agências bancárias. Caso a pessoa esteja armada, não poderá entrar. A Guarda Civil Municipal (GCM) presente no local pode ajudar em alguns casos e a Polícia Militar acionada se necessário.

A medida vai de encontro com o pedido de alguns visitantes e servidores, que no passado observaram casos de assalto e posse de arma dentro da Câmara. Há alguns meses, um funcionário e até um vereador foram vítimas de tentativa de roubo na sede do Poder Legislativo.

O controle do acesso também aumentou no estacionamento da Câmara, com portaria 24 horas. A compra de câmeras de monitoramento não está descartada pela diretoria e presidência da Casa.

As mudanças fazem parte de um projeto de reestruturação, anunciado por Edson da Paiol no início desse ano, quando assumiu o comando da Casa de Leis. “A nossa meta é melhorar a segurança para todos”.

VINCULADOS À PÁGINA:
Edson Rodrigues