15 SET 2023
AUDIÊNCIAS
Moradores do Alto Tietê fazem reivindicações ao Governo do Estado
Foto Noticia Principal Grande
Comissão de Orçamento da Alesp realiza audiência pela primeira vez em Itaquá - Foto: Divulgação/CMI
Audiência Pública ouviu os anseios da população e pedidos foram registrados pela Comissão de Orçamento da Alesp
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba recebeu ontem (14/09) uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para discutir o orçamento estadual de 2024. O encontro, que tem ocorrido em várias cidades paulistas, serviu para ouvir as necessidades da população. O objetivo é saber onde investir o dinheiro público, o que melhorar nos municípios e como desenvolver as cidades.
Por pouco mais de duas horas, 25 pessoas, entre munícipes, vereadores, prefeito e deputados utilizaram a Tribuna para fazer suas reivindicações. Dezenas de pedidos foram feitos e anotados pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, como destinação de recursos para combater às enchentes, reforma das escolas estaduais, programas habitacionais, maior ajuda aos produtores rurais, mais investimentos na área da saúde, aumento do efetivo policial na região, entre outros assuntos.
O presidente da Câmara, vereador David Neto (PP), agradeceu a Alesp por realizar a audiência pela primeira vez em Itaquaquecetuba. “Uma das nossas metas é elevar o patamar da nossa cidade e com essa audiência conseguimos isso. É uma grande honra receber e participar deste trabalho sobre o orçamento do Estado”, ressaltou.
O prefeito Eduardo Boigues (PP) também agradeceu pela escolha de Itaquá como cidade para receber a audiência e aproveitou para fazer pedidos. “Saúde é prioridade e por isso pedimos: um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma unidade da Rede de reabilitação Lucy Montouro e maior espaço no sistema CROSS, pois no SUS Mogi apenas 8% do atendimento é destinado aos moradores de Itaquá. Para a segurança precisamos de uma unidade do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Por fim, pedimos que a duplicação da Estrada de Santa Isabel (SP-56) saia do papel”.
Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, o deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos) elogiou o evento. “Adorei essa audiência, que foi bem participativa, produtiva, com demandas que não tínhamos recebido ainda. Então foi realmente uma grande audiência, efetiva, com grandes ideias. Saímos daqui satisfeitos”, concluiu.
A audiência contou com a presença dos deputados estaduais Luiz Claudio Marcolino (PT) e Enio Tatto (PT), que também são membros da Comissão de Orçamento da Alesp, além do deputado Dr. Jorge do Carmo (PT). Pela Câmara de Itaquá estavam presentes o 1º secretário, vereador Luiz Coutinho (PSDB) e os vereadores Mário Charutinho (PODE), Ricardinho (MDB), Professor Gilberto Tico (PP), Cantor Sidney Santos (PP) e Mané Barranco (PP). Ainda prestigiaram o evento o vereador de Arujá, Luiz Fernando (PSDB); o vereador de Poá, Professor Rogério Mathias (PTB); e o vereador de Ferraz de Vasconcelos, Neto Cambiri (PODE).