Os Vereadores Silvani de Paula Lima e Edson de Souza Moura Membros da Comissão Especial de Inquérito que averiguam a prestação de serviços de transportes no município. Ouviram em reunião na Sala das Comissões no dia 24 de julho de 2013 ás 10:00 horas, o Engenheiro Sergio Hatsuo Matsumoto, juntamente com a Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Planejamento de Itaquaquecetuba, os Senhores: Marcelo Pereira dos Santos, Benny Iwao Tsuiyama, Rosana M.S. Silveirio, Alfredo Casson Junior e Gelson Ginetti, acompanhados dos Vereadores Adriana Aparecida Felix, Arnô Ribeiro Novaes, Gilberto Aparecido do Nascimento, Roberto Carlos do Nascimento Tito, Rolgaciano Fernandes Almeida, e dos Representantes da CAPSI – Comissão de Acompanhamento Político e Social, Senhor Gilberto Stanquieri e Silvio Madison, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Senhor Aparecido Magrão.
O Secretário foi convocado para prestar esclarecimentos, visto que outras Secretarias informaram da ausência de projetos e verbas para realização de serviços de manutenção e tapa buracos. Observados pelos membros, em vistoria nos corredores de ônibus juntamente com o Secretário Municipal de obras, constataram a falta de manutenção das vias públicas, e da situação precária que se encontra os corredores de onibus.
Os representantes da Secretaria de Planejamento informaram a Comissão que entre as atribuições desta pasta estão os estudos técnicos e elaboração de projetos, sendo que este planejamento só é realizado a médio e longo prazo. Que as medidas pontuais de manutenção de vias são atribuições da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
O Presidente da Comissão deliberou com os membros a convocação das Secretarias envolvidas, colocando-as frente a frente para que cheguem a um acordo sobre qual a atribuição de cada uma, a fim de que não se eximam das suas responsabilidades, “não estamos defendendo aqui a Concessionária, queremos cobrar a prestação de serviços de qualidade, só que antes temos que fazer a nossa lição de casa, para que não fique neste jogo de empurra empurra que estamos vendo aqui de um para outro sobres as responsabilidade da execução dos serviços.”