O vereador e presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, Wilson dos Santos, o Wilson Pirata (PTN), ao lado dos demais presidentes das Casas de Leis da região do Alto Tietê, participou de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antônio Donato (PT). A reunião teve como pauta a reforma política que está sendo debatida em Brasília.
O encontro que foi agendado por meio da Câmara Técnica Legislativa do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), teve como base a preocupação dos presidentes sobre como será essa reforma e, principalmente, quando será feita. “A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a proposta para o ‘voto distrital’, mas ainda pairam muitas dúvidas no ar e, infelizmente, nós vereadores estamos ficando de fora das discussões”, afirmou Wilson Pirata.
Segundo Antônio Donato, esse interesse dos presidentes das Câmaras do Alto Tietê é muito importante, pois o voto distrital afetará as cidades da região: Itaquá, Mogi das Cruzes e Suzano. “Os vereadores serão os primeiros a serem afetados pela reforma proposta, por isso existe esse interesse em discutir com o Congresso, não somos contra a reforma política, mas queremos que a opinião da população e das Câmaras sejam levadas em consideração na hora de decidir”, enfatizou o presidente da Casa de Leis paulistana que completou afirmando que, se necessário for, irão à Brasília conversar com as lideranças políticas para que haja uma discussão maior sobre o tema.
De acordo com Mário Massayoshi Kawashima, o Mário Sumirê (PSD), presidente da Câmara Municipal de Poá e da Câmara Técnica, esse engajamento dos presidentes não visa se destaca pela união sem objetivos particulares. “Estamos defendendo uma reforma política que beneficie o povo e, para isso, tem que haver tempo para se discutir todos os pontos da melhor maneira possível, não somos contra a reforma, somos contra a implantação dela já em 2016, é preciso mais tempo e acreditamos que o correto é que a reforma política seja implantada em 2018 ou 2020”, disse.
Por se tratar de um tema muito polêmico, a Câmara de Itaquá realiza nesta quinta-feira, dia 07, às 14 horas, o Seminário “Reforma Política e as Novas Perspectivas das Eleições Municipais” que terá como debatedores os advogados Luiz Mendonça Rollo e Leonardo Freire Pereira. “Convidamos as lideranças políticas, presidentes das Câmaras da região e demais autoridades para iniciarmos essa discussão com os representantes municipais”, concluiu Wilson Pirata.
O Seminário será realizado no Plenário “Mauricio Alves Braz”, da Câmara Municipal de Itaquá, situada na Rua Vereador José Barbosa de Araújo, nº 267, na Vila Virgínia.
FOTOS / RONALDO ANDRADE