Com cerca de três horas de duração, a 21ª sessão ordinária de 2015, realizada pela Câmara de Itaquaquecetuba, na noite desta terça-feira, dia 23, aprovou o Plano Municipal de Educação que define as diretrizes da educação do município para os próximos dez anos, além de mais 10 proposituras.
Os vereadores discutiram em plenário a importância do Plano Municipal para o desenvolvimento da Educação, parabenizaram o secretário da pasta, Ronaldo Nava, que estava presente na sessão, além de toda a sua equipe, pela elaboração do documento que será encaminhado ao Ministério da Educação. “Parabenizo o secretário e sua equipe que, desde janeiro deste ano, quando assumiram a pasta, colocaram a formação deste Plano em ação e hoje estamos aprovando o documento que norteará os rumos da educação das nossas crianças”, afirmou Luiz Otávio da Silva, o Luizão (PTB).
Para a vereadora Adriana Aparecida Felix, a Adriana do Hospital (PR), que acompanhou as discussões feitas pela secretaria durante a formação do Plano, um dos pontos mais importantes é a previsão do Plano de Carreira dos professores. “Temos que valorizar esses profissionais, o trabalho deles reflete diretamente no futuro das nossas crianças e, consequentemente, no futuro do País, por isso parabenizo a todos os envolvidos na construção do Plano Municipal”, ressaltou.
O vereador Celso Heraldo dos Reis, o Celso Reis (PSDB), compartilhou da mesma opinião da parlamentar e reforçou a importância do Plano de Carreira. “Em conversa com o secretário Nava, recebi a informação que, se tudo correr bem, até o final deste ano estaremos votando, nesta Casa de Leis, o Plano de Carreira, o que é uma grande conquista”, enfatizou.
Os vereadores Arnô Ribeiro Novaes, o Arnô Cabeleireiro (PROS), Firmino Francisco Alves, o Firmino Firmeza (SDD), Roberto Letrista de Oliveira (PSDB), e Gilberto Aparecido do Nascimento, o Professor Gilberto Tico (PHS), e Wilson dos Santos, o Wilson Pirata (PTN), também aproveitaram a sessão ordinária para cumprimentar o secretário de Educação e sua equipe pela elaboração do Plano Municipal. Já os parlamentares Edson de Souza Moura, o Edson Moura (PT), e Roque Levi Santos Tavares, o Dr. Roque (PR), lamentaram o fato do Plano Municipal ter sido entregue à Casa de Leis com pouco tempo para que os vereadores pudessem ler e avaliar, com mais calma, as 108 páginas do documento, mas também foram favoráveis à aprovação do Plano.
PROJETOS
Além do Plano Municipal de Educação, os vereadores também aprovaram mais dez proposituras, sendo elas:
- 03 Projetos de Decreto Legislativo para concessão de título de “Cidadão Itaquaquecetubense”
- 03 Projetos de Lei que definem a nova denominação de uma Rua no Jardim Zélia, de uma praça no Parque Piratininga e do Centro Dia do Idoso.
- 01 Moção de Pesar pelo falecimento de uma moradora da Vila Maria Augusta.
- 03 Projetos de Lei de autoria do poder Executivo, sendo que primeiro define a LDO de 2016 (Lei de Diretrizes Orçamentárias, o segundo estabelece normas gerais para o processo de licenciamento, instalação e compartilhamento de Estação de Rádio e o último visa a organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (SMDC).
FOTOS / RONALDO ANDRADE