Em busca de soluções para os problemas encontrados nas estações de trem, vereadores de Itaquaquecetuba estiveram na tarde desta sexta-feira (18 de agosto), na sede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na capital paulista, em audiência com o Diretor de Planejamento e Projetos da CPTM, José Augusto Rodrigues Bissacot e o deputado estadual André do Prado, que intermediou o encontro, a fim de saber da estatal, quais os reais motivos sobre o atraso no início das obras.
Na ocasião, os parlamentares apresentaram as dificuldades relatadas por usuários e reivindicações provenientes de moradores da cidadee cobraram agilidade para o início das obras já anunciadas pelo Governo do Estado.
O Diretor de Planejamento e Projetos da CPTM, José Augusto Rodrigues Bissaco, porém, não sinalizou uma data prevista para que as obras sejam iniciadas.
“Fazer uma obra em que é preciso para três linhas é praticamente impossível. Essa modernização tem de ser gradativa. A questão da crise financeira, dificultou o prosseguimento das obras a previsão é que só seja iniciada em meados de 2018”.
Já o presidente do legislativo itaquaquecetubense, Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), classificou a reunião como positiva e, mesmo sem um prazo definido, o importante é manter a fiscalização e acompanhamento sobre os investimentos por parte do Governo Estadual e cobrar agilidade para que as obras sejam iniciadas
“Com o crescimento da frota de veículos em todo o Estado de São Paulo, a questão do transporte público necessita de uma atenção especial, pois está cada vez mais difícil se locomover de automóvel, essas melhorias são essenciais para otimizar a qualidade e incentivar a utilização desse meio de transporte, melhorando o fluxo do trânsito nas avenidas e rodovias, além de colaborar para a comodidade e segurança dos usuários. Agradeço ao deputado André do Prado, por intermediar a reunião e pelo cuidado e atenção que sempre tem com nossa cidade”, pontuou o presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, Carlinhos da Minercal.
Os vereadores pleitearam necessidade de reforma e modernização nas estações, sobretudo, plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braille, corrimãos e rampas adequados, além de banheiros públicos comum e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Também participaram da reunião os vereadores Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca (PR), a Cidinha Assitente Social, Armando Tavares dos Santos Neto (PR), Valdir Ferreira da Silva (PSD), o Valdir da Farmácia, Rolgaciano Fernandes de Almeida (PODE).
Gisele Santos
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Itaquaquecetuba