Acompanhados da diretora Renata Vicente e da professora Viviane Tenório, cerca de 30 alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental I do Colégio Octeto, localizado na Vila Virgínia, visitaram a Câmara de Itaquaquecetuba, nesta segunda-feira, dia 18 de setembro. Na ocasião, eles foram recepcionados pelo diretor-geral Legislativo, Eli Felix.
No Legislativo, os estudantes e as professoras da unidade escolar conheceram um pouco sobre como funciona o cotidiano e os respectivos departamentos que compõem a Casa de Leis. A visita começou pela recepção, em seguida no hall de entrada que durante este mês abriga quatro exposições, na sequência, os gabinetes dos vereadores, o setor administrativo, o hall de entrada do plenário Maurício Alves Braz e, por fim, o plenário. Além disso, Eli Felix explicou às crianças o papel da Câmara no contexto social, histórico e econômico.
“A Câmara Municipal é um órgão Legislativo, responsável pela elaboração de leis, visando o bem-estar e a organização social de uma cidade. Formadas por cidadãos eleitos pelo povo, nas eleições, para representar toda a população. Além disso, temos as sessões onde são analisados os pedidos (indicações), documentos e projetos e os vereadores têm a oportunidade de falar na tribuna”.
O Vereador Rolgaciano Fernandes de Almeida (PODE), falou sobre a função político parlamentar, desenvolvido pelos vereadores.
“Nós vereadores somos quem faz a ponte entre a população e o prefeito, levando os pedidos, fiscalizando obras e criando leis”, argumentou o parlamentar que citou a tramitação de um projeto de sua autoria nas comissões permanentes o “Parlamento Estudantil”, que poderá dar a oportunidades de alunos inscritos e selecionados experimentarem, na prática, como é ser vereador por um dia.
A diretora Renata Vicente disse que esta é uma maneira de, desde cedo, incentivar as crianças sobre o papel da política na sociedade.
“Nossa visita integra um trabalho disciplinar sobre o Poder Legislativo e é importante para os alunos saberem como funciona a Câmara Municipal e qual a função dos vereadores”.
Gisele Santos
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Itaquaquecetuba