24 MAI 2019
2061 visualizações
Secretários da prefeitura não comparecem na Câmara para dar explicações
Ninguém compareceu para responder aos questionamentos dos vereadores

Três secretários da prefeitura de Itaquaquecetuba não compareceram hoje (24/05) na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre uma ponte em condições perigosas que existe no Jardim do Carmo e sobre ações de combate à dengue no município. Mesmo assim, os vereadores se reuniram e aguardaram os convocados, respeitando a legislação. No final, os parlamentares decidiram encaminhar a falta de hoje ao Ministério Público, para que sejam tomadas as devidas providências e o Legislativo obtenha as respostas necessárias.

Às 13h30, os vereadores aguardavam a chegada do secretário de Saúde, William Harada, para falar sobre ações de combate à dengue e dizer o número de casos confirmados na cidade. Já às 15 horas, o secretário de Habitação, Roberto Kimura, e o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Kitakawa, eram esperados para falar sobre a precária situação de uma ponte que fica na divida dos bairros Jardim do Carmo, em Itaquá, e Jardim das Oliveiras, no Itaim Paulista, onde inclusive duas pessoas morreram recentemente, sendo uma em um assalto e outra que caiu e bateu a cabeça.

Um representante da subprefeitura de Itaim Paulista, bairro que pertence a capital, chegou a confirmar, por e-mail, presença na reunião na Câmara, mas também não compareceu. A vereadora Adriana do Hospital pediu que a falta de hoje fosse encaminhada tanto ao MP quanto ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas, uma vez que a ponte fica na divisa com São Paulo.

A prefeitura encaminhou um documento à Câmara alegando que a convocação foi realizada muito em cima da hora. A convocação chegou ao conhecimento dos secretários no dia 22 (quarta-feira) e com isso eles tiveram somente dois dias até a data da prestação de informações.

Apesar das faltas dos secretários, os vereadores Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, que é o atual presidente da Casa de Leis; Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital; David Ribeiro da Silva (PPS), o David Neto; Elio de Araújo (PTdoB), o Elinho; João Batista Pereira de Souza (PSDB), o Pelé da Sucata; e Valdir Ferreira da Silva (PSD), o Valdir da Farmácia, estiveram hoje na Câmara no horário combinado.