01 JUL 2019
Vereadores cobram explicações da Prefeitura sobre reajuste da tarifa de ônibus
Valor das passagens em Itaquaquecetuba passou de R$ 4,10 para R$ 4,40, um aumento de 7,31%

O primeiro dia de recesso parlamentar foi movimentado na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba. Dez vereadores decidiram se reunir na sede do Poder Legislativo para discutir o reajuste da tarifa do transporte público municipal, aprovado pela Prefeitura na última sexta-feira (29/06). Os parlamentares protocolaram, na tarde de hoje (01/07), um documento cobrando justificativas do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) sobre o aumento autorizado, que fez a passagem de ônibus na cidade passar de R$ 4,10 para R$ 4,40, ficando 7,31% mais cara para os passageiros.

No documento consta que a empresa Quatai, prestadora do serviço de transporte público em Itaquaquecetuba, não tem oferecido um trabalho de qualidade, como foi comprovado por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara no final do ano passado; que o prefeito havia garantido não aumentar as tarifas; que o processo administrativo que trata do aumento não foi enviado para a apreciação dos vereadores; que a autorização ocorre com apenas seis meses de operação da Quatai na cidade; entre outras informações que não justificariam cobrar mais dos munícipes neste momento.

O documento solicitando informações da Prefeitura sobre o reajuste foi assinado pelos vereadores Adriana do Hospital (PSDB), Armando Neto (Patriota), Santiago (PSD), Cesinha da Associação (Avante), David Neto (PPS), Edson da Paiol (Podemos), Vandão Estouro (PSD), Elinho (Avante), Pelé da Sucata (PSDB) e Valdir da Farmácia (PSD).

Prefeitura

De acordo com o decreto nº 7.714/2019, a Prefeitura considerou o pedido feito pela empresa Quatai Transporte de Passageiros SPE Ltda para elevar o valor das tarifas, uma vez que os custos relativos aos insumos dos serviços prestados teriam se elevado nos últimos meses. Outro ponto levado em consideração seria o valor cobrado em cidades vizinhas. A empresa queria R$ 4,85, mas a Prefeitura aceitou R$ 4,40, e alegou que não havia reajuste há mais de um ano.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024