As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba retornam, após recesso de 30 dias, amanhã (06/08) a partir das 15 horas com novidades. Durante o recesso parlamentar, o Plenário Vereador Maurício Alves Braz passou por uma reforma e oferecerá mais conforto ao público e melhores condições de trabalho aos profissionais da imprensa. A mudança faz parte do projeto de renovação do Legislativo, que teve início em janeiro deste ano e tem como objetivo atender com qualidade os cidadãos que frequentam a Casa de Leis.
A primeira grande mudança no plenário está na altura das cadeiras destinadas ao público. Agora, com a elevação do piso, as pessoas terão uma visão melhor da sessão e dos trabalhos dos parlamentares, uma vez que ficarão sentadas em uma posição acima de quem está a sua frente, como em uma sala de cinema ou de teatro.
Outra modificação importante foi a da posição das bancadas dos vereadores, que ficarão voltadas de frente para a mesa diretora, de onde o presidente comanda as reuniões. Este formato é o mais utilizado na maioria das câmaras municipais do Estado de São Paulo e da região do Alto Tietê.
Para aumentar a segurança e evitar a interferência do público nos trabalhos, um vidro foi instalado entre as bancadas dos vereadores e as cadeiras onde ficam as pessoas. Essa também é uma medida utilizada em diversas Casas de Leis, como na cidade de Suzano por exemplo. A câmara também pensou nos cadeirantes e criou áreas com rampas, melhorando assim a acessibilidade.
A reforma ainda não chegou ao fim, pois a instalação de um painel eletrônico e a nova sonorização do plenário já está prevista, bem como outras melhorias. O acesso ao plenário continua sendo limitado ao número máximo de pessoas que cabem no local com segurança. Atualmente, o plenário conta com cerca de 100 cadeiras destinadas ao público.
Para o presidente da Câmara de Itaquaquecetuba, vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, a reforma faz parte do trabalho de reformulação da Casa de Leis, iniciado no começo do ano, quando assumiu a presidência. "O objetivo é oferecer segurança e conforto a quem frequenta a Câmara e assiste às sessões. Queremos fazer uma gestão que será lembrada na cidade", concluiu.
Imprensa
Para os jornalistas que cobrem as sessões em Itaquaquecetuba, uma excelente notícia: a Câmara oferecerá uma das maiores cabines de imprensa da região do Alto Tietê. Com capacidade para seis profissionais, que terão acesso a uma bancada, cadeira, tomadas e acesso à Internet, os jornalistas terão toda a estrutura necessária para fazer a cobertura dos fatos com qualidade e conforto. Antes disso, eles ficavam em pé e encostados na parede, mesmo em sessões com duração de mais de três horas.
Com a construção da cabine de imprensa, o acesso à área onde ficam os vereadores fica limitado e apenas os fotógrafos profissionais, que terão acesso para registrar os trabalhos sem atrapalhar a visão do público. O próximo passo será a confecção de crachás para os jornalistas cadastrados no Departamento de Imprensa da Câmara.
Cinegrafistas profissionais só poderão filmar na área interna com a aprovação do presidente da Casa. Todas as demais pessoas que costumam filmar as sessões com o aparelho celular terão de ficar na área destinada ao público.