05/09/2019 às 16:06:00
Funcionários do Poder Legislativo recebem palestra sobre Cerimonial
Evento ensinou regras de etiqueta, protocolo e comportamento adequado em diversas situações

Funcionários da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba participaram ontem (04/09) de uma palestra sobre Cerimonial, onde tiveram a oportunidade de aprender regras de etiqueta, precedência e comportamento adequado durante eventos. Durante pouco mais de um hora, o cerimonialista e ex-secretário de Cultura de Itaquá, Jandir Jorge de Souto, explicou como proceder em diversas ocasiões e como assessores e vereadores podem melhorar a qualidade dos serviços legislativos.

De acordo com o palestrante, três palavras definem um bom comportamento durante um evento: educação, descrição e bom gosto. Jandir explicou ainda o que é um cerimonial: é o conjunto de formalidades a serem obedecidas na sucessão dos atos de um evento. "Já o protocolo é o conjunto de normas, regras e códigos empregados em atos oficiais. E a etiqueta são padrões de comportamento social adotados por uma sociedade".

O público foi informado ainda sobre que tipo de roupa vestir, como cumprimentar as pessoas e qual a postura correta durante os eventos. Ao final da palestra, os servidores e o público presente fizeram algumas perguntas, respondidas prontamente pelo cerimonialista.

O encontro faz parte do trabalho da Câmara de qualificar os profissionais da Casa para atender melhor à população e trabalhar de acordo com o padrão de qualidade das principais Câmaras Municipais do Estado de São Paulo. No próximo dia 11, às 15h30, uma nova palestra será ministrada na Câmara, desta vez sobre Inteligência Emocional. Todos os vereadores, assessores e público em geral estão convidados a participar.