16 SET 2019
6ª Conferência Regional de Segurança Alimentar promove debates e recebe propostas
Encontro atraiu cerca de 100 pessoas, que tiveram a oportunidade de dar sugestões para melhorar a qualidade da alimentação no município

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba recebeu na última sexta-feira (13/09) a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve como tema "Participação Cidadã e Soberania na Construção da Política de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável". O vereador Luiz Otávio da Silva (PTB), o Luizão, participou da abertura do evento. O presidente da Casa, vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, também prestigiou os trabalhos da conferência.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Nadir Godói, o objetivo foi refletir sobre temas importantes, tanto que foram criados "eixos" com temas diferentes, onde o público teve a oportunidade de trocar informações e sugerir propostas para melhorar a qualidade da alimentação no município.

Mesas com verduras e frutas foram expostas durante todo o evento, enfeitando o 1º andar do prédio da Câmara e mostrando as cores e qualidades dos alimentos. Ao contrário da 5ª edição, realizada no salão nobre da Casa, desta vez o plenário ficou praticamente lotado e houve muita participação das pessoas.

Entre os assuntos discutidos estavam o acesso ao alimento, os desafios em combater a insegurança alimentar e promover a inclusão produtiva rural em grupos populacionais, o apoio a iniciativas de promoção de soberania e sistemas alimentares democráticos, entre outros assuntos pertinentes ao tema.

O evento contou ainda com a participação da coordenadora regional de Segurança Alimentar, Karim Frohmut, e o secretário municipal de Abastecimento e Segurança Alimentar, Jorge Saohan Asato.