02/10/2019 às 11:12:00
Vereadores querem inclusão de Itaquá em programa habitacional
Governo do Estado anunciou Programa Nossa Casa, que prevê a construção de 60 mil moradias

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (01/10), um requerimento que pede a inclusão do município no Programa Nossa Casa, lançado recentemente pelo governador João Doria (PSDB), e que prevê a construção de 60 mil unidades habitacionais em todo o Estado de São Paulo. De autoria do vereador Celso Reis (PSDB), a proposição foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao governador.

Com um déficit habitacional de 15 mil imóveis e 46 mil habitações instaladas por ocupação ilegal, Itaquaquecetuba é uma cidade que precisa da ajuda do Estado, e a inclusão nesse programa seria importante, como apontou o autor da medida. “Este é um momento de união para conseguir benefícios para a cidade. Itaquá sobrevive na questão da habitação por conta do governo do Estado. Este requerimento vem para provocar a administração a buscar soluções nessa área”, disse Celso Reis.

O vereador David Neto (PPS) lembrou que a Prefeitura costuma alegar que não tem áreas para receber os programas habitacionais, mas que é preciso mudar essa postura. “O prefeito pode estar oficializando, junto ao governo do Estado, uma área na Fazenda Albor, que já tem um projeto da CDHU para 13 mil imóveis, onde 4 ou 5 mil moradias deverão ser destinadas à Itaquá”, explicou.

Áreas

Outro requerimento, também do vereador Celso Reis, trata do estudo de áreas da Prefeitura que poderiam ser doadas para a cidade receber o Programa Nossa Casa. A medida foi colocada em votação e aprovada por todos os parlamentares. A medida tem como objetivo indicar áreas ao governo do Estado para que a cidade seja contemplada com o programa Nossa Casa.

Durante a votação dos dois requerimentos, vereadores lembraram ações realizadas no passado que deram certo e que beneficiaram a população. “Temos que fazer nossa parte. Vou pedir uma reunião com o secretário de Habitação e o prefeito para analisarmos as possibilidades”, concluiu Celso Reis.

Requerimento 177/2019

Requerimento 178/2019