25 JAN 2021
PLANTÃO COVID-19
Itaquaquecetuba é classificada na fase laranja do Plano São Paulo
Município registra mais de 7 mil casos de Covid-19
Durante à noite e aos finais de semana entra em vigor a fase vermelha,com abertura apenas dos serviços essenciais

A partir de hoje (25/01), Itaquaquecetuba entra na fase laranja do Plano São Paulo, que monitora e classifica a situação do coronavírus em todo o Estado. A medida cria novas restrições para evitar aglomerações e conter o aumento de casos da Covid-19. Além disso, de segunda a sexta-feira, após às 20 horas, e durante todo o final de semana, a cidade estará na fase vermelha, a mais rígida, onde só poderão funcionar os setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.

O anúncio da mudança da fase amarela para a laranja ocorreu na sexta-feira (22/01) durante pronunciamento do governador João Doria (PSDB). Ele informou ainda que algumas regiões do Estado devem retornar à fase vermelha todos os dias, devido à grande quantidade de casos registrados de pessoas infectadas nos últimos dias. “Uma segunda onda de coronavírus atingiu o mundo e seus efeitos também atingiram o Brasil e o Estado de São Paulo. O aumento no número de casos, internações e óbitos é extremamente preocupante”, disse o governador na ocasião.

Casos em Itaquá

Até a tarde de ontem, Itaquá registrava 7.017 casos confirmados e 364 mortes por coronavírus, segundo dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Na última quinta-feira, Itaquaquecetuba começou a vacinar os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. A cidade recebeu 1.880 doses da vacina na semana passada e deve receber uma segunda remessa do governo do Estado em breve.

A Câmara

O funcionamento da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba não será alterado por conta dessa mudança de fases anunciada pelo governo estadual. Atualmente, o prédio do Poder Legislativo abre as postas aos munícipes apenas das 9 às 12 horas, como medida para conter exatamente aglomerações e possíveis contágios. Além disso, só é permitida a presença de um visitante por gabinete. Ainda assim, todos os servidores cumprem seu horário de trabalho e atendem ao público por telefone, e-mail ou whatsapp. Como já informado no site da Casa, as primeiras sessões ordinárias deste ano serão virtuais.

Entenda as fases do Plano São Paulo de controle e combate ao coronavírus:

plano-brasil

Fontes: Governo do Estado de São Paulo e Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat)

Mais informações: https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/