O vereador Silvani de Paula Lima deve ingressar, na próxima terça-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, com uma Moção de Repúdio contra a diminuição dos recursos que são repassados ao Sistema Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, por conta de uma medida que está sendo elaborada pelo Governo Federal.
Procurado por representantes do Senai que, ao lado do Sesi, formam o Sistema S, composto também por Senar, Senac, Sesc, Sescoop, Sest, Snat e Sebrae, o parlamentar foi informado que o sistema recebe 1% das indústrias para manter os seus serviços que estão distribuídos em, aproximadamente, 2.700 municípios, sendo que, no Alto Tietê existem duas unidades do Senai, sendo uma em Suzano e outra em Mogi das Cruzes.
A medida visa reter 30% do que é repassado ao Sistema S, o que representa em um prejuízo de mais de R$ 4 bilhões, o que pode resultar no fechamento de 1,8 milhão de matrículas e mais de 300 escolas profissionalizantes, além de 735 mil alunos sem aula e cerca de 30 mil trabalhadores desempregados.
“Assim que tomei conhecimento sobre o fato, achei inadmissível, todos sabem a importância que o Senai tem para o País, capacitando jovens e formando mão de obra especializada, não podemos deixar isso acontecer”, afirmou Silvani.
O vereador destacou que o Senai é, atualmente, considerado o melhor complexo de educação profissional do mundo e o Sesi investe na educação básica e na formação de jovens e adultos. “Sabemos que o Brasil passa por um momento financeiro complicado, mas não podemos sacrificar um sistema tão importante e de qualidade e eficiência comprovada como o Sistema S, sou contra essa medida e espero que as demais Câmaras da região e de todo o País também se posicionem contrários a essa ação do Governo Federal”, concluiu Silvani que, tentou incluir a Moção de Repúdio na pauta da sessão ordinária desta terça-feira, dia 06, mas a mesma já havia sido finalizada.
FOTOS / RONALDO ANDRADE