Na noite desta quarta-feira, dia 16, a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba criou a Medalha de Mérito “Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento – Tim Lopes”. A nova honraria visa homenagear os jornalistas que atuam no município e que destacam pela qualidade e profissionalismo.
Segundo o vereador Rolgaciano Fernandes Almeida, autor do projeto de emenda à Lei Orgânica que foi aprovada por unanimidade no plenário “Mauricio Alves Braz”, da Casa de Leis, a nova honraria visa premiar os profissionais que são comprometidos com o objetivo da profissão que é levar a informação com qualidade e imparcialidade aos cidadãos. “O jornalista tem uma missão muito importante, por isso entendo como valiosa essa medalha, pois é um incentivo para que o profissional continue exercendo a sua função com ética, empenho e profissionalismo”, afirmou.
A Medalha de Mérito “Tim Lopes” será confeccionada em metal dourado, medindo seis centímetros de diâmetro e três milímetros de espessura, contendo ao centro o perfil do jornalista Tim Lopes, contornada com a inscrição “Câmara Municipal de Itaquaquecetuba – Medalha Tim Lopes” e, na parte de trás da medalha, haverá o Brasão do Município de Itaquá.
TIM LOPES
O jornalista investigativo Tim Lopes foi morto no dia 02 de junho de 2002, na favela Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, enquanto fazia uma matéria para a Rede Globo, com uma micro câmera.
FOTO / RONALDO ANDRADE