22 JUL 2019
Vereadora reforça pedido de providências para combater as enchentes
Adriana do Hospital explicou a necessidade de se fazer serviços agora para a cidade não sofrer novamente com as chuvas de verão

A vereadora Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital, reforçou o pedido - feito em abril deste ano -, para que o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) tome providências no combate às enchentes em Itaquaquecetuba. Em uma reunião na última quarta-feira (17/07) com os técnicos Silvio Luiz Giudice e José Geraldo Folino, e o diretor Genivaldo Maximiliano de Aguiar, a parlamentar expôs a enorme necessidade de se realizar serviços neste momento, quando não há fortes chuvas, para que a cidade não sofra novamente quando chegar o período mais complicado, que é o verão.

Na ocasião, Adriana pediu a retomada da limpeza do rio Tietê, mas os funcionários do DAEE responderam que o serviço só será retomado depois que a Prefeitura tomar providências referente às questões das casas da Vila Sônia, que tiveram rachaduras e precisam ser atendidas pela Administração Municipal.

Ela também cobrou um estudo de viabilidade técnica e econômica de intervenção na bacia do córrego Três Pontes, com a possibilidade de um piscinão para o local. O projeto chegou a ser apresentado para a Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), mas não prosseguiu por falta de verba. Adriana solicitou que o pedido fosse reapresentado devido às urgentes necessidades de melhorias.

A vereadora ainda reforçou o pedido de implantação de um pôlder* na Vila Japão, sendo que o DAEE novamente respondeu que há falta de recursos, mas que estão reavaliando o caso. Por fim, ele cobrou um estudo referente às enchentes em Itaquaquecetuba.

Ministério Público

A parlamentar protocolou no Ministério Público um processo referente às enchentes, onde trata da questão da Vila Sônia e da limpeza do rio Tietê, pois em uma ata consta que os técnicos do DAEE paralisaram os serviços de desassoreamento por uma ordem emergencial em Mogi das Cruzes e não em razão dos problemas com casas da Vila Sônia. No entanto, o DAEE nega essa informação e afirma que a paralisação se deve sim à falta de acordo entre Prefeitura e moradores do bairro.

Palestra

Adriana conseguiu que o DAEE realize uma palestra, marcada para o dia 26 de julho, às 10 horas, na Barragem da Penha, com a apresentação do funcionamento da barragem e informações sobre o programa Várzeas do Tietê e da implantação do pôlder para moradores de Itaquaquecetuba. O objetivo é mostrar aos munícipes como esse serviço funciona. Serão convidados dois representantes dos seguintes bairros: Vila Sônia, Vila Bartira, Vila Japão, Vila Maria Augusta e Jardim Fiorello.

*pôlder: área protegida por diques ou barragens contra inundações e alagamentos.

VINCULADOS À PÁGINA:
Adriana Aparecida Felix