29 JUL 2019
Moradores de Itaquaquecetuba visitam Barragem da Penha e assistem palestra do DAEE
Comportas da barragem não influenciam no alagamento em Itaquá
Engenheiros explicaram como funciona o trabalho para tentar conter as enchentes na região do Alto Tietê e quais os principais problemas que contribuem para os alagamentos

Na última sexta-feira (26/07), a vereadora Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital, levou 15 moradores dos bairros Vila Japão, Vila Sônia, Vila Maria Augusta, Vila Bartira e Jardim Fiorello para conhecerem as instalações da Barragem da Penha, na capital, e participar de uma palestra ministrada por diretores do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Os engenheiros Silvio Giudice, Alessandro Verroni e José Folino, da Diretoria de Engenharia e Obras, explicaram como funciona o trabalho do DAEE na região do Alto Tietê e o que pode ser feito para combater as enchentes em Itaquaquecetuba. Eles também responderam a várias perguntas feitas pelos moradores e pela vereadora.

Entre os temas tratados no encontro, quatro ganharam destaque. O desassoreamento do rio Tietê, que foi paralisado em Itaquaquecetuba depois que cerca de 20 moradores da Vila Sônia reclamaram que seus imóveis estavam sendo danificados por causa dos serviços. Para evitar maiores problemas e processos, o DAEE suspendeu os trabalhos no local e aguarda uma negociação entre Prefeitura e moradores para poder retornar à cidade e continuar limpando o rio.

O fechamento das comportas da Barragem da Penha também foi debatido. "Ficou comprovado que o fechamento da barragem não é o motivo dos alagamentos em Itaquaquecetuba. Os engenheiros mostraram para nós e comprovaram que isso não influi nos problemas lá da nossa cidade", comentou Adriana do Hospital, após ver os funcionários abrindo e fechando as comportas da barragem.

Outro tema muito comentado foi o de que algumas rochas atrapalham o percurso do rio e ajudam nos alagamentos na região do Alto Tietê. A vereadora perguntou se era possível retirar ou explodir essas rochas e a resposta deixou os moradores perturbados. Segundo o DAEE, estudos mostram que se isso for realizado, aumentarão o número de invasões em áreas próximas ao rio, o que poderá ser um problema maior no futuro.

Por fim, os engenheiros explicaram o que é um pôlder e como eles funcionam. Os engenheiros ainda falaram que estudos estão sendo feitos no rio com um equipamento de última geração que traz muitas informações e que isso vai ajudar nos trabalhos.

Os moradores de Itaquaquecetuba saíram do encontro satisfeitos com as informações obtidas, mas preocupados com a possibilidade das enchentes continuarem, uma vez que a Prefeitura ainda não resolveu a situação das casas na Vila Sônia para o desassoreamento continuar sendo feito e que a própria população contribui com o problema, principalmente quando invadem áreas próximas ao rio.

VINCULADOS À PÁGINA:
Adriana Aparecida Felix