15 AGO 2019
Vereadores cobram o fornecimento da vacina antirrábica
Apesar de alguns casos registrados no Estado de São Paulo, Itaquaquecetuba ainda não recebeu as doses do medicamento

Um requerimento de autoria de todos os vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, aprovado na sessão da última terça-feira (13/08), quer saber quais os motivos de os governos estadual e federal não fornecerem as vacinas antirrábicas. Neste ano, o Estado de São Paulo registrou quatro casos e na região do Alto Tietê apenas Suzano tem as doses da vacina que combate o vírus.

"O vírus da raiva é uma doença fatal em 100% dos casos. Ano passado, as vacinas chegaram atrasadas e neste ano alguns municípios ainda não receberam as doses. Por se tratar de uma doença endêmica, esse requerimento tem o objetivo de pedir, com urgência, para que nosso município receba o medicamento para poder erradicar essa doença", explicou o presidente da Câmara, o vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol.

O requerimento deverá ser entregue ao prefeito municipal, ao governador do Estado de São Paulo, à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde em Brasília, para que seja enviado à esta Casa de Leis, dentro do prazo legal, o motivo da falta da distribuição das vacinas em Itaquaquecetuba.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%, mas pode ser prevenida pela vacinação. Ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura desses animais.

VINCULADOS À PÁGINA:
Edson Rodrigues