22 AGO 2019
Comissão de Transporte faz reunião com grupo Bora Itaquá
Segundo encontro foi com vereadores da Comissão de Transportes
Prefeito será informado da intenção de um projeto de lei e deverá encaminhar estudos sobre o transporte público no município

A Comissão de Transporte Público da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba recebeu integrantes do grupo Bora Itaquá na última terça-feira (20/08) para uma reunião. O objetivo foi discutir a possibilidade de aprovar uma lei complementar, que direcione a próxima licitação que será feita pela Prefeitura para contratar a empresa prestadora dos serviços de transporte público de uma forma que atenda às necessidades reais dos passageiros.

Os vereadores Edvando Ferreira de Jesus (PSD), o Vandão; David Ribeiro da Silva (PPS), o David Neto; e Armando Tavares dos Santos Neto (Patriota), o Armando Neto, que fazem parte da comissão, conversaram com Thiago Rodrigues, Lucas Landin e Adervaldo Santos, da plataforma Bora Itaquá. Os parlamentares Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital; João Batista Pereira de Souza (PSDB), o Pelé da Sucata; e Valdir Ferreira da Silva (PSD); além do presidente da Câmara, Edson Rodrigues (Podemos), Edson da Paiol, também participaram da reunião.

Este foi o segundo encontro do grupo na Câmara, que apresentou o projeto de lei complementar para melhorar o transporte público em Itaquá. Após a Comissão de Transportes ser informada sobre o assunto, ficou combinado de os advogados envolvidos realizarem uma "filtragem" dos artigos  incluídos no projeto e como essa lei poderá ser colocada em votação, uma vez que se fosse de iniciativa popular precisaria de uma grande quantidade de assinaturas (5% dos eleitores).

Outro resultado da reunião foi o de informar o prefeito Mamoro Nakashima (PSDB), por meio de uma indicação, que o grupo tem esse projeto de lei que prevê melhorias ao transporte público, até porque a lei municipal que rege o transporte é de 1998. Além disso, a administração municipal deverá apresentar os estudos que estão sendo feitos referentes ao serviço oferecido aos passageiros na cidade.

Os vereadores e o grupo devem continuar se encontrando para chegar a um acordo sobre como colocar o projeto de lei em vigor e fazer com que a nova licitação do transporte público ocorra de uma forma que beneficie a população com a inclusão de vários itens, como o passe livre (estudantil e aos idosos), redução do valor da tarifa, veículos novos, respeito à qualidade nos serviços, entre outras melhorias.

Leia a proposta de projeto de lei complementar na íntegra:

encurtador.com.br/hovy