17 OUT 2019
1901 visualizações
Vereadores analisam ajustes para o Plano Diretor Estratégico
Vereadora fez várias perguntas sobre direção que o município está tomando
Objetivo é criar medidas para atrair indústrias, melhorar infraestrutura e resolver a questão da regularização fundiária

Os vereadores Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, que é o presidente da Câmara; Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital; Elio de Araújo (Avante), o Elinho; e David Ribeiro da Silva (PPS), o David Neto, participaram na última terça-feira (15/10) de uma reunião com o secretário municipal de Obras e Habitação, Roberto Kimura, para debaterem sobre o Plano Diretor Estratégico do Município de Itaquaquecetuba.

Para uma revisão eficiente do Plano Diretor, o secretário acredita que é preciso investir em um novo zoneamento do município, em infraestrutura de áreas e vias para atrair empreendedores e pensar mais na questão da logística, uma vez que Itaquá fica próxima de São Paulo, do aeroporto de Guarulhos e, agora, do Rodoanel, o que pode atrair muitas empresas para a cidade.

Os vereadores questionaram o posicionamento da Prefeitura referente à questão da habitação. Para Kimura, alguns programas, como o antigo “Minha Casa, Minha Vida” traz moradias, mas também uma demanda de investimentos em saneamento e infraestrutura, o que gera custos altos para a administração. Para ele, a objetivo urgente é a regularização fundiária, visto que a cidade possui muitas famílias que vivem em áreas de risco.

A vereadora Adriana cobrou um posicionamento da Prefeitura em relação às regularizações de áreas, citando o programa Cidade Legal e verbas da Sabesp. O secretário disse que indicou 49 áreas do município para receber os benefícios. Também foram discutidos temas como a participação no programa Aprova Fácil, que desburocratiza o cadastramento dos participantes, e da Lei de Anistia para algumas empresas endividadas.

Vários outros temas foram debatidos durante mais de uma hora de conversa. Os vereadores aproveitaram para tirar dúvidas sobre situações diversas de bairros específicos e projetos que podem ser realizados para melhorar a vida dos munícipes. O Plano Diretor é feito a cada 10 anos e foi criado por lei municipal para orientar o crescimento e desenvolvimento do município visando atender as necessidades da população. Atualmente, ele passa por um processo de revisão de alguns itens.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024