27 JAN 2021
CÂMARA
Assessores recebem treinamento sobre sistema digital

Os assessores parlamentares da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba receberam hoje (27/01) um treinamento para aprenderem a realizar proposições de forma digital. O objetivo é acabar com a burocracia, economizar gastos com papel e agilizar os processos, que agora serão feitos todos pela Internet. O sistema já funciona desde o ano passado, mas com a mudança de legislatura, a Casa achou necessário instruir os novos assessores sobre a ferramenta.

No período da tarde, o analista de suporte da empresa Sino Informática, Marcos Henrique Pereira, explicou as facilidades da ferramenta e tirou as dúvidas dos servidores. Na prática, os vereadores poderão fazer seus trabalhos virtualmente, uma vez que já possuem a assinatura digital. O parlamentar não precisa mais comparecer no gabinete para assinar papéis. “Um propositura também poderá ser assinada, mesmo virtualmente, por mais de um vereador”, disse o analista.

Além de poder fazer tudo pelo site da Câmara, o assessor pode baixar o aplicativo da Sino pelo celular e utilizar vários serviços pelo aparelho. “Existe uma função interessante que é a de compartilhar proposições pelo whatsapp ou outras redes sociais”, comentou Pereira. Objetivo é facilitar o acesso aos projetos de leis, indicações, requerimentos e agilizar o protocolo dos pedidos dos vereadores.

O sistema digital faz parte do projeto Câmara Sem Papel, instituído no ano passado e que teve prosseguimento neste ano. Além da economia, o sistema oferece mais velocidade aos processos e facilita o trabalho dos parlamentares.