17 AGO 2022
SESSÕES
Vereadores pedem que a EDP suspenda protestos de inadimplentes
Foto Noticia Principal Grande
Câmara aprovou requerimento que sugere cancelamento de protestos para punir devedores
Segundo parlamentar, mais de 37 mil moradores de Itaquá estão com o nome sujo por causa da falta de pagamento de energia elétrica
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou ontem (16/08), durante a 25ª sessão ordinária deste ano, um requerimento de autoria do vereador Edson Moura (PL) que pede a suspensão dos protestos em cartório, realizados pela EDP São Paulo, dos clientes com débitos em contas de energia elétrica no município. De acordo com a proposta, a empresa já possui uma forma de punir o atraso no pagamento, que é o corte do fornecimento de energia, desde que avisado com antecedência.
O vereador Edson Moura informou que, atualmente, 37.424 pessoas de Itaquá estão protestadas no cartório por falta de pagamento com a EDP São Paulo, e que para regularizar os débitos elas precisam pagar até 20% do valor da conta. “Desta forma o munícipe fica sem poder de compra. O nosso município é constituído de pessoas, em sua maioria, muito pobres, que já vem sofrendo os efeitos da crise no País”, ressaltou.
O vereador Mário Charutinho (PODE) concordou com o requerimento e disse que ele é um dos mais de 37 mil protestados na cidade. “Esqueci de pagar um boleto e a EDP me protestou. Mas não estou preocupado só comigo. A nossa cidade tem muitas pessoas carentes, que não conseguem retirar o nome do protesto tão facilmente”, explicou.
Os vereadores debateram sobre o assunto e concordaram que não querem que a empresa deixe de punir quem não paga as contas, mas que evitem o protesto, pois prejudica muito as famílias carentes. Para os parlamentares, o aviso de que cortarão a energia por falta de pagamento já seria a punição adequada e forçaria o cliente a buscar quitar o débito.
Uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi instaurada no final de junho para investigar os serviços prestados pela EDP São Paulo em Itaquaquecetuba.