23 AGO 2022
Evento promove debate sobre inclusão social e combate ao preconceito
Evento tratou de temas como inclusão social e combate ao preconceito
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto
A vereadora Simone Patrícia Soares (PL), a Simone do Posto, realizou ontem (22/08) na Câmara Municipal o evento “Vereador do Futuro com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que teve como objetivo promover o debate sobre inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência. Na ocasião, crianças e adolescentes contaram suas histórias e profissionais que trabalham com inclusão comentaram sobre os desafios vivenciados no dia a dia.
Simone falou sobre vários temas como a disponibilização de acompanhantes para autistas nas escolas, a esperança das mães sobre a capacidade de seus filhos, o trabalho que ela desenvolve na entidade Mães Especiais e o apoio que recebe de algumas pessoas para cuidar das crianças com algum tipo de deficiência intelectual, principalmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O professor Erasmo Ferreira Trindade, que realiza um trabalho junto da Secretaria Municipal de Esportes, ressaltou que a criança é influenciada pelo que ela vê, e por isso as mães também devem se cuidar. “As mães precisam estar com a saúde mental boa. Isso é muito importante e merece bastante atenção”, explicou.
Ao final do encontro, um grupo de teatro da Secretaria Municipal de Cultura se apresentou no plenário, cantando uma música sobre inclusão social e brincando com as crianças e o público presente.
O evento faz parte ainda da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei nº 13.585/2017, que ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. A vereadora utilizou uma frase do educador Paulo Freire para simbolizar o evento de ontem: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”.
VINCULADOS À PÁGINA:
Simone Patrícia Soares