30 MAR 2023
SESSÕES
Câmara aprova Moção de Pesar pela morte de professora esfaqueada por aluno
Foto Noticia Principal Grande
Parlamentares lamentaram a tragédia ocorrida dentro de uma escola na capital - Foto: Divulgação/CMI
Vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Elizabeth Tenreiro
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou durante a 8ª sessão ordinária deste ano, realizada na última terça-feira (28/03), uma Moção de Pesar pela morte da professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, esfaqueada por um aluno de 13 anos dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo, na segunda-feira (27/03).
O vereador Lucas de Assis Costa (PP), o Lucas do Liceu, autor da Moção, falou sobre o ocorrido: “Mais uma vez um caso de violência nas escolas em nosso País. A coisa mais diferente é pensar em morte na escola. Escola é vida, é crescimento, é evolução. Nunca a gente pensa na morte ligada a escola. Imagina o professor, o aluno, começar a ficar com medo de ir para a escola?”, disse o parlamentar.
Lucas pediu um minuto de silêncio em homenagem à professora assassinada e apresentou outra Moção, esta de aplausos, a todos os professores e profissionais da Escola Thomazia Montoro. O assunto foi bastante comentado durante a sessão pelos demais vereadores, que lembraram o caso de violência ocorrido em Suzano anos atrás e falaram sobre a importância de cuidar melhor dos jovens, tanto em casa quanto nas escolas.
Os vereadores Luiz Coutinho (PSDB), Professor Gilberto Tico (PP), Cantor Sidney Santos (PP), Ceará (PP), Cesinha da Associação (PODE) e o presidente David Neto (PP) pediram a palavra e falaram sobre a tragédia ocorrida na escola da capital.

O caso
Na segunda-feira, um aluno de 13 anos entrou em uma sala de aula da escola, vestindo uma máscara e com uma faca na mão, e começou a esfaquear a professora Elisabeth, que morreu minutos depois. Ele ainda atacou alunos e outros professores antes de ser imobilizado por uma das educadoras. Uma câmera de vigilância gravou toda a ação. O menor foi apreendido e encaminhado para uma unidade da Fundação Casa. Contra o jovem já havia um boletim de ocorrência registrado, pois ele postava mensagens violentas nas redes sociais e um professor de outra escola que ele estudou achou esse comportamento suspeito e perigoso.
28/03/2023
8ª Sessão Ordinária de 2023