09 FEV 2024
SESSÕES
Vereadores aprovam programa GUARD de combate às drogas
Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas deve ser formado por guardas municipais e trabalhar na orientação de crianças e adolescentes

Os vereadores de Itaquaquecetuba aprovaram na última terça-feira (06/02), durante a 1ª sessão ordinária deste ano na Câmara, o projeto de lei n.º 1/2024, de autoria do prefeito Eduardo Boigues (PP), que cria o programa Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (GUARD), que deverá ser composto por guardas civis municipais (GCMs) e será coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
De acordo com o projeto, o objetivo é “orientar as crianças e adolescentes em seu meio natural, mostrando-lhes os prejuízos que as drogas causam; e ainda elevar a autoestima dos jovens, por meio do desenvolvimento de técnicas de resistência às influências negativas e ao autocontrole”.
Para o vereador Roque Levi Santos Tavares (PL), o Dr. Roque, o programa vem de encontro com os anseios da comunidade. “O GUARD vai atuar com as pessoas, as crianças, adolescentes, falando sobre os efeitos nefastos dos entorpecentes. É uma medida importante para afastarmos cada vez mais os jovens do mundo das drogas, que causa tanto mal a nossa sociedade”, ressaltou.
O vereador Luiz Carlos de Paula Coutinho (PSDB), o Luiz Coutinho, elogiou o programa e criticou quem apoia a liberação de alguns entorpecentes. “É uma pena que algumas pessoas sejam favoráveis ao uso de drogas, seja ela qual for. O GUARD é mais uma ferramenta para que a gente possa lutar contra as drogas, que vem destruindo tantas famílias”, pontuou o parlamentar.
O vereador Lucas de Assis Costa (PP), o Lucas do Liceu, disse que o programa é muito importante e que sempre foi patrocinador do GUARD em Itaquaquecetuba. “É diferente você falar de drogas com um adulto, que tem uma opinião formada, e você falar com as crianças, que ainda estão aprendendo. Por isso é muito importante levar essa conscientização para os nossos jovens”, explicou.
Por fim, o vereador Cesar Diniz de Souza (PODE), o Cesinha da Associação, ressaltou que é preciso fazer de tudo para que as crianças e adolescentes gastem energia com coisas boas, como o esporte e a educação. “O que estamos fazendo aqui hoje é de muita responsabilidade. Valorizar os jovens e lutar para que eles não caiam na mão do crime organizado”.

Vídeo Vinculado
06/02/2024