19 FEV 2024
SESSÕES
Sabesp é novamente convocada para se reunir com vereadores
Companhia cancelou presença em encontro com os parlamentares no início deste mês
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deverá ser notificada nos próximos dias para enviar representantes à Câmara Municipal de Itaquaquecetuba para conversar com os vereadores no dia 28 de fevereiro. No início do mês, a empresa faltou a uma reunião com os parlamentares, que decidiram pedir novamente um encontro.
O objetivo da reunião é “solucionar problemas pontuais, que tem causado bastante transtorno para a população, que reclama do mau cheiro, da degradação do meio ambiente, proliferação de bichos e da contaminação causada pelos poluentes que estão sendo lançados sobre o solo”, informa o requerimento, aprovado na última quinta-feira (15/02), durante a 2ª sessão ordinária deste ano.
Para o vereador Edson Moura (PL), a Sabesp precisa se explicar. “É um absurdo o que fazem com Itaquá. Recebem para tratar o esgoto e não tratam. Chegou a hora de respeitar a nossa cidade”. Já o vereador Roque Levi Santos Tavares (PL), o Dr. Roque, ressaltou que “o serviço da Sabesp está abaixo do esperado. Esse esgoto a céu aberto reflete na área da saúde, pois ele causa várias doenças e epidemias”.
O presidente da Câmara, vereador David Ribeiro da Silva (PP), o David Neto, lembrou que é dever da empresa dar satisfação ao município. “Da primeira vez, eles não compareceram aqui (na reunião), justificando a falta em cima da hora. O município paga pelo tratamento do esgoto e a Sabesp só afasta o esgoto”. Por fim, o vereador Lucas de Assis Costa (PP), o Lucas do Liceu, disse que é um absurdo ter que pedir tanto para que eles compareçam na Câmara. “Isso deixa claro que a Sabesp não está respondendo a nossa cidade como deveria. É tão simples. Vem e fala o que está acontecendo”.
No início do mês, a Sabesp cancelou o comparecimento de representantes na Câmara e respondeu aos questionamentos dos vereadores com uma nota.
Sobre a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Itaquaquecetuba, a companhia informou que uma inundação ocorrida em março do ano passado causou prejuízos nos serviços, que a unidade está recebendo concertos e deve voltar a funcionar no final deste ano. Já a EEE Três Pontes estaria funcionamento normalmente.
A companhia apontou ainda duas obras acabadas no ano passado, outras duas em andamento e projetos em licitação, como o Programa Integra Tietê, “que prevê uma série de medidas de curto, médio e longo prazo em prol do maior rio do Estado, incluindo ações específicas para o município de ltaquaquecetuba”, informava a nota.
15/02/2024
2ª Sessão Ordinária de 2024