Vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba receberam, na última terça-feira (01/04), representantes dos professores e ouviram reivindicações de melhorias para a rede de ensino. Entre os pedidos estão o reajuste salarial dos docentes, a contratação de professores especialistas e melhorias nas condições de trabalho, além de outros assuntos que foram levantados na reunião.
Durante a 9ª Sessão Ordinária, professores compareceram na arquibancada do plenário com vários cartazes cobrando medidas. Ao final da sessão, o presidente da Câmara, vereador Dr. Roque (PL), anunciou que a Comissão de Educação da Câmara iria receber os representantes da manifestação.
O dirigente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) e do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Douglas Izzo, e mais dez professores entraram na Sala de Reuniões da Câmara para repassar suas reivindicações aos vereadores.
Eles falaram sobre diversos temas, incluindo o último concurso público, que foi cancelado após denúncias de fraude, mas um dos focos principais foi o reajuste do salário dos docentes. “Precisamos que o governo atenda ao sindicato para negociar, se não a rede vai parar”, disse o dirigente da Apeoesp, ressaltando que os professores pretendem realizar uma greve caso não sejam recebidos.
“Eu anotei aqui todas as reivindicações de vocês e logo que possível vou entrar em contato com o prefeito para termos uma devolutiva a vocês”, disse o vereador Professor Francisco (PSD), que é o presidente da Comissão de Educação do Poder Legislativo.
O presidente da Câmara, Dr. Roque, disse que o reajuste já está sendo estudado pelo município, mas que infelizmente o orçamento da cidade é pequeno. “Nós também queremos melhorias para os professores. Somos moradores de Itaquá e queremos ver a cidade avançar”, concluiu.
A reunião contou ainda com a presença dos vereadores Gustavo (PT), Ceará (PL), Professore Gilberto Tico (PL), Cantor Sidney Santos (PL) e David Neto (PL).