As audiências públicas para discutir o Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2026 a 2029 já têm datas marcadas. A primeira será no dia 6 de novembro, às 17 horas, e a segunda no dia 26 de novembro, às 18 horas. A reunião contará com a presença de vereadores, representantes da Prefeitura e a população.
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de médio prazo, com vigência de quatro anos, que estabelece as diretrizes, objetivos, metas e programas prioritários do governo para um período. Ele funciona como um guia para a elaboração dos orçamentos anuais (Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA), orientando a execução de políticas públicas e investimentos em áreas como saúde, educação e segurança.
A participação dos munícipes é importante para que os objetivos da administração estejam de acordo com as necessidades da população. As audiências ocorrerão no Plenário Vereador Maurício Alves Braz, que fica no primeiro andar do prédio da Câmara Municipal. As reuniões também serão transmitidas ao vivo pelas páginas da Câmara no YouTube e Facebook.
As audiências serão comandadas pelo vereador Arnô Cabeleireiro (PL), que é o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, junto dos vereadores Jornalista Romualdo (PSB) e Fabio do Açougue (Republicanos), que são membros da Comissão. Por parte da Prefeitura, o secretário municipal de Finanças e Contabilidade, Peterson Coutinho, deve apresentar os números aos parlamentares e ao público presente.
LOA
No dia da primeira audiência do PPA, em 6 de novembro, a Câmara realizará também a Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que ocorrerá às 19 horas. A LOA é um projeto de lei que estima as receitas e fixa as despesas do município para o ano seguinte.