Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Câmara de Itaquaquecetuba
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
19
19 MAR 2019
EVENTOS
Sessão Solene abre Campanha da Fraternidade
Autoridades da região participaram do evento ontem no Plenário da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba; O tema deste ano é "Fraternidade e Políticas Públicas"

Em uma Sessão Solene realizada ontem (18/03) na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, repleta de autoridades e personalidades da região do Alto Tietê, o Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini declarou aberta a Campanha da Fraternidade. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas", o evento deste ano tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre ações importantes que fazem a diferença na sociedade, principalmente para as famílias mais carentes.

Além do bispo, dividiram a mesa principal do Plenário o presidente do Legislativo, vereador Edson Rodrigues (Podemos), os parlamentares Armando Neto (Patriota) e Rolgaciano Fernandes (Podemos) e o delegado titular da Polícia Civil em Itaquá Francisco Del Poente. Rolgaciano, que propôs a solenidade no município, foi um dos primeiros a tomar a palavra. Ele falou sobre a dificuldade que os parlamentes têm enfrentado para ajudar a cidade com políticas públicas. “Não conseguimos criar projetos de lei quando geram custos para o Executivo, então fazemos indicações, cobramos, fiscalizamos. Confesso que nos sentimos impotentes em algumas situações, pois somos as autoridades políticas mais próximas do povo. Conhecemos as necessidades das pessoas, e por isso é importante a presença da igreja, da população, junto conosco nessa luta”.

O presidente da Câmara, vereador Edson Rodrigues, disse que a cidade precisa de mais políticas públicas e também lembrou da importância das pessoas neste processo. “O tema vem de encontro com o que o município necessita. Sinto falta de mais debates, mais ideias, mais participação da população. O Brasil provou que quer isso, provou nas últimas eleições, que o País está mudando, e as pessoas têm que participar. Não podemos ser como a Venezuela, onde a má gestão política prejudica tantas pessoas”.

O bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, que também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), agradeceu a proposta de Rolgaciano para a realização da Sessão Solene e disse que outras cidades agora também querem fazer sessões para a Campanha da Fraternidade. “Há 38 anos comecei a ser padre em São Mateus, falávamos de políticas públicas, 38 anos depois, estamos aqui falando sobre o mesmo tema”. Stringhini também lamentou os casos de famílias que perderam tudo por causa das chuvas em Itaquá neste ano.

A mensagem principal do bispo foi a de que é preciso olhar para frente e seguir confiante. “Tem uma palavra que eu tenho repetido bastante: urbanismo. Que Itaquá tenha crescido desordenada até aqui é até aceitável, mas vamos continuar fazendo assim? Onde estarão as áreas verdes, as praças? Vamos ter tudo habitado, tudo amontoado? É preciso planejamento. E tudo isso é preciso ser discutido com a população, e para isso existem os Conselhos”.

Estiveram presentes também na solenidade os padres Leandro Machado Silvestre, Leandro Fonseca, Rafael Xavier, Antônio Rodrigues, Ramos e Luís Renato; os diáconos Elton e Gragan Ferreira; a esposa do vereador Rolgaciano, Cibeli Sampaio; o presidente Jairo Saturnino Mendes e a vice-presidente Camila Amaral, ambos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itaquá; o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itaquá, Fernando Magalhães; o presidente da Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba (Fempi), Carlos Lapique; a vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba, Valéria Marchione; a gerente do Sicredi, Gilmara Monteiro; e o delegado do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) na região, Eduardo Boigues.

Câmara de Itaquá.
Acompanhe
LOCALIZAÇÃO
Rua Vereador José Barbosa de Araújo, Nº 267, Vila Virgínia, Itaquaquecetuba
CEP: 08573-040
ATENDIMENTO
Segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas - Sessões ordinárias todas as terças-feiras, a partir das 15 horas
NEWSLETTER
Clique aqui para se inscrever e receba informativos da Câmara em seu e-mail
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia