19 MAR 2019
Sessão Solene abre Campanha da Fraternidade
Autoridades da região participaram do evento ontem no Plenário da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba; O tema deste ano é "Fraternidade e Políticas Públicas"

Em uma Sessão Solene realizada ontem (18/03) na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, repleta de autoridades e personalidades da região do Alto Tietê, o Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini declarou aberta a Campanha da Fraternidade. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas", o evento deste ano tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre ações importantes que fazem a diferença na sociedade, principalmente para as famílias mais carentes.

Além do bispo, dividiram a mesa principal do Plenário o presidente do Legislativo, vereador Edson Rodrigues (Podemos), os parlamentares Armando Neto (Patriota) e Rolgaciano Fernandes (Podemos) e o delegado titular da Polícia Civil em Itaquá Francisco Del Poente. Rolgaciano, que propôs a solenidade no município, foi um dos primeiros a tomar a palavra. Ele falou sobre a dificuldade que os parlamentes têm enfrentado para ajudar a cidade com políticas públicas. “Não conseguimos criar projetos de lei quando geram custos para o Executivo, então fazemos indicações, cobramos, fiscalizamos. Confesso que nos sentimos impotentes em algumas situações, pois somos as autoridades políticas mais próximas do povo. Conhecemos as necessidades das pessoas, e por isso é importante a presença da igreja, da população, junto conosco nessa luta”.

O presidente da Câmara, vereador Edson Rodrigues, disse que a cidade precisa de mais políticas públicas e também lembrou da importância das pessoas neste processo. “O tema vem de encontro com o que o município necessita. Sinto falta de mais debates, mais ideias, mais participação da população. O Brasil provou que quer isso, provou nas últimas eleições, que o País está mudando, e as pessoas têm que participar. Não podemos ser como a Venezuela, onde a má gestão política prejudica tantas pessoas”.

O bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, que também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), agradeceu a proposta de Rolgaciano para a realização da Sessão Solene e disse que outras cidades agora também querem fazer sessões para a Campanha da Fraternidade. “Há 38 anos comecei a ser padre em São Mateus, falávamos de políticas públicas, 38 anos depois, estamos aqui falando sobre o mesmo tema”. Stringhini também lamentou os casos de famílias que perderam tudo por causa das chuvas em Itaquá neste ano.

A mensagem principal do bispo foi a de que é preciso olhar para frente e seguir confiante. “Tem uma palavra que eu tenho repetido bastante: urbanismo. Que Itaquá tenha crescido desordenada até aqui é até aceitável, mas vamos continuar fazendo assim? Onde estarão as áreas verdes, as praças? Vamos ter tudo habitado, tudo amontoado? É preciso planejamento. E tudo isso é preciso ser discutido com a população, e para isso existem os Conselhos”.

Estiveram presentes também na solenidade os padres Leandro Machado Silvestre, Leandro Fonseca, Rafael Xavier, Antônio Rodrigues, Ramos e Luís Renato; os diáconos Elton e Gragan Ferreira; a esposa do vereador Rolgaciano, Cibeli Sampaio; o presidente Jairo Saturnino Mendes e a vice-presidente Camila Amaral, ambos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itaquá; o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itaquá, Fernando Magalhães; o presidente da Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba (Fempi), Carlos Lapique; a vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba, Valéria Marchione; a gerente do Sicredi, Gilmara Monteiro; e o delegado do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) na região, Eduardo Boigues.