20 MAR 2019
7ª sessão tem críticas, homenagens e reflexão
Dos seis vereadores que usaram a tribuna, cinco fizeram reclamações sobre a atual gestão da prefeitura

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba realizou ontem (19/03) a 7ª sessão ordinária de 2019. Em quase 2h30, a maioria dos vereadores utilizou a tribuna para criticar a prefeitura em relação aos serviços prestados à população e lamentar o ocorrido na semana passada em Suzano, quando dois jovens mataram estudantes e funcionários na Escola Estadual Raul Brasil. Antes de iniciar os trabalhos, o presidente da Casa, Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia. Ao todo, a reunião teve a apresentação de 36 indicações, sete requerimentos e um projeto de decreto legislativo.

O primeiro a falar foi o vereador Pelé da Sucata (PSDB), que criticou a prefeitura de Itaquá e levou ao público algumas reivindicações que têm recebido da população, como ruas que estão com as lâmpadas dos postes queimadas, buracos e alagamentos. Os vereadores Elinho (PTdoB) e Santiago (PSD) também utilizaram a tribuna para fazer críticas à atual gestão municipal.

Em seguida, Adriana do Hospital (PSDB) cobrou do prefeito uma promessa que ele teria feito de isentar moradores da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na Vila Japão, bairro bastante afetado pelas enchentes. Ela chegou a apresentar dois áudios de moradores falando sobre o tema.

Depois dela, Cesinha da Associação (PTdoB) iniciou sua fala e ficou emocionado ao se lembrar de problemas que enfrentou com o pai e da ajuda prestada pela vereadora Adriana do Hospital. No final, ele entregou flores para a parlamentar. Cesinha também criticou a situação atual do município.

Reflexão

O parlamentar Celso Reis (PSDB) fez uma reflexão sobre o massacre em série cometido pelos dois jovens na semana passada dentro de uma escola em Suzano. Ele falou sobre os tempos modernos, os jovens viciados em jogos eletrônicos e o papel dos pais na educação das crianças e adolescentes. “Hoje, a família precisa ficar mais atenta na educação do filho, principalmente na questão da rede social. Pelas reportagens, soubemos que os assassinos eram jovens que passavam muito tempo dentro do quarto, jogando e utilizando a internet, e muitas vezes os pais ficam alheios ao que está acontecendo. Quando saíram do quarto, (os jovens) cometeram essa atrocidade”, lamentou.

Sessão extraordinária

Após as falas dos parlamentares na tribuna e a leitura de algumas proposições, o presidente do Legislativo, Edson Rodrigues, encerrou a sessão ordinária e imediatamente convocou uma sessão extraordinária, em que foram votados dois requerimentos.

O pedido para que Mamoru Nakashima comparecesse na Câmara para explicar o porquê não concedeu a isenção do IPTU às famílias atingidas pelas enchentes na Vila Japão foi aprovado por 10 votos a 8. Além disso, um voto de pesar pela tragédia na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, foi aprovado por unanimidade.