25 JUL 2019
Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional forma novos conselheiros
Período da manhã teve uma oficina com munícipes e à tarde uma reunião para debater metas para o município

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea) realizou ontem (24/07), no salão nobre da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, uma oficina para formar novos conselheiros municipais. Com o tema "O futuro do Direito Humano à Alimentação Adequada: o papel de cada um", o evento contou com a presença de autoridades e munícipes engajados em melhorar as condições de vida na sociedade.

No início da oficina, uma mesa foi composta por autoridades e representantes de entidades para dar as boas vindas aos participantes e explicar um pouco como é o trabalho dos conselheiros. Entre os participantes estavam a jornalista Vanuzia Teixeira, a coordenadora regional Karim Frohmut e o secretário municipal de Abastecimento e Segurança Alimentar, Jorge Saohan Asato, que falou da importância do cargo. "É preciso lembrar que esse cargo (de conselheiro) deve ser ocupado sem pretensões políticas, e que vocês busquem também parcerias com o setor privado", explicou ele, lembrando da dificuldade financeira por qual passa a Prefeitura.

Já a presidente do Consea de Itaquaquecetuba, Nadir Godoi, lembrou do principal motivo do encontro. "Toda grande mudança parte da sociedade e é por isso que estamos aqui, para discutir, dialogar e criar opções de mudanças e melhorias. Mas a oficina serve para ficarmos informados, estudados sobre o assunto, para sabermos o que fazer", disse ela.

Após as considerações iniciais, o público participou de uma dinâmica de grupo e respondeu a várias perguntas sobre alimentação. Todos tiveram voz ativa para expressar suas opiniões e debater ideias para o município. Temas como a importância do reaproveitamento de alimentos, de como evitar o desperdício e da opção por uma alimentação saudável foram debatidos durante o período da manhã.

Já à tarde, o Consea e a Comissão Regional de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentabilidade realizou uma reunião ordinária com os novos conselheiros. Na ordem do dia estavam a aprovação da ata da última reunião e a apresentação de uma conferência com o tema: "Participação cidadã e soberania na construção das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional".