05 JUL 2021
CÂMARA
Apesar da pandemia, trabalho dos vereadores foi intenso no primeiro semestre
Mais de duas mil indicações à Prefeitura, 30 projetos de lei aprovados, investigação da Sabesp e pedidos por mais segurança marcam trabalho na Câmara nos primeiros seis meses de 2021
Mesmo com as portas fechadas ao público durante boa parte do primeiro semestre, como medida de contingência do coronavírus, a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba registrou trabalho intenso até o momento. Ao todo foram 2004 indicações, 34 projetos de lei colocados em pauta, a abertura de uma comissão para investigar a Sabesp e reuniões e pedidos por mais segurança nos bairros. Para ajudar no combate à Covid-19, a Casa de Leis ainda cortou gastos, diminuindo suas metas, para devolver parte do orçamento ao município.
“A pandemia continuou e tivemos que rever nossas metas. Decidimos segurar um pouco alguns objetivos que tínhamos para poder ajudar Itaquá devolvendo parte do nosso orçamento e combater esse vírus. Mesmo assim, o trabalho legislativo foi intenso, como mostram os números. Muitas indicações, requerimentos e projetos de lei, além da instauração da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a Sabesp, um trabalho voltado para o bem estar da nossa população, que merece um serviço de qualidade”, explica o presidente da Câmara, vereador David Neto (PP).
A Câmara tomou todas as medidas possíveis para combater o coronavírus: manteve as sessões virtuais, evitou aglomerações e fez reuniões presenciais apenas como última opção, mesmo assim com todos os cuidados necessários. Como ocorreu nos pedidos por mais segurança, que chegou a uma reunião na capital com o secretário estadual de Segurança. “O Parque Piratininga e o Parque Marengo estão sofrendo com a violência, por isso tivemos que conversar com o Governo do Estado”, conta o vereador Edson Moura (PL).
De todo o trabalho dos vereadores, as indicações merecem destaque, pois foram mais de 2 mil pedidos para a Prefeitura sobre diversos assuntos: limpeza de ruas, pavimentação de vias, serviço de tapa buraco, implantação de lombadas, poda de árvores, entre outros temas, muitas vezes atendidos pela Administração Municipal.
Outro assunto de destaque foi a instauração da CEI da Sabesp. “Recebemos várias denúncias sobre serviços mal realizados pela empresa e fomos averiguar. Já fizemos reuniões com a empresa e a expectativa é de que muitas coisas melhorem para a população”, destaca o presidente da CEI, o vereador Fábio Aparecido Burgue (PP), o Fábio do Açougue.
“O saldo é positivo. Apesar da pandemia, os trabalhos não pararam e a população teve nos vereadores o apoio que precisa para ser ouvida. Acreditamos que o segundo semestre será de retomada e teremos ainda mais trabalho”, finaliza David Neto.