04 AGO 2021
SESSÕES
Vereadores retomam os trabalhos no Plenário da Câmara
Após um ano e sete meses, plenário voltou a receber uma sessão ordinária
Primeira sessão ordinária após recesso parlamentar tem três projetos de lei, duas moções e um requerimento aprovados
Após um ano e sete meses, o Plenário da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba voltou a receber uma sessão ordinária. Por conta da pandemia do coronavírus, desde o mês de março de 2020, o local não era palco do tradicional encontro semanal dos vereadores, que durante todo esse período fizeram reuniões virtuais para evitar aglomeração e possíveis contágios. Ontem (03/08), os parlamentares da 17ª Legislatura participaram pela primeira vez de uma sessão ordinária no Plenário Vereador Maurício Alves Braz, que fica no primeiro andar do prédio da Casa de Leis.
Ainda com os principais cuidados necessários para evitar a proliferação e contágio pela Covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel, a Câmara decidiu realizar a sessão presencial, mas sem a presença de público. Os munícipes deverão ter a possibilidade de comparecer e acompanhar as sessões na arquibancada, possivelmente, a partir do dia 17 deste mês, data em que o Governo do Estado de São Paulo pretende “liberar” a participação do público em eventos.
A 23ª sessão do ano e a primeira após o recesso parlamentar ocorreu com tranquilidade, sem muitos debates, e foi transmitida, de forma experimental, na página oficial da Câmara de Itaquaquecetuba no Facebook para manter a transparência dos serviços e dar a possibilidade do cidadão acompanhar os trabalhos.

Tribuna
O primeiro vereador a utilizar a tribuna ontem foi o Cantor Sidney Santos (PP). Ele agradeceu a Deus por estar como vereador da cidade e mandou um recado para toda a população. “Sou um milagre de Deus politicamente falando. Quero falar pra você que está do lado de lá: Se Deus estiver nos seus sonhos, tudo é possível. Vai ter que caber você”.
Em seguida, o vereador Ceará (PP) também pediu a palavra para agradecer seu mandato e pediu união para que todos os parlamentares trabalhem a favor de Itaquá. “Esta Casa de Leis é uma casa séria. Vamos fazer essa cidade crescer cada dia mais”, finalizou.
Por fim, o vereador Santiago (PSD) usou a tribuna para agradecer ao deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) que assumiu o compromisso e mandou uma emenda para a construção de um ginásio paradesportivo para Itaquá. “Obrigado deputado por esse R$ 1 milhão enviado ontem para a Prefeitura construir esse ginásio, que vai ajudar muito nossa população”.

Ordem do Dia
A parte da sessão voltada às votações começou com uma moção de aplausos (nº53/2021), de autoria da vereadora Simone do Posto (PL), ao diretor da Saúde Mental de Itaquaquecetuba, Francisco Ivanilo Rodrigues de Alencar. “Há anos que ele trabalha na Saúde Mental e ele não deixa de acolher ninguém. Ele não trata o paciente como número, ele sabe o nome de cada paciente”, disse a parlamentar. “Realmente ele merece essa moção. Ele se dedica de corpo e alma”, completou o presidente da Câmara, vereador David Neto (PP). A moção foi aprovada por unanimidade.

Outra moção (nº54/2021) aprovada foi para apoiar o projeto de lei nº 80/2018 que visa tornar obrigatória a presença do advogado nas audiências de conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), em tramite no Senado Federal. “Essa medida federal é importante para mostrar a necessidade de ambas as partes, tanto quem reclama quanto quem é reclamado, de estar com advogados e assim chegar a uma decisão mais justa. Essa lei protege o cidadão e a família”, explicou o vereador Dr. Roque (PL).

O requerimento nº 48/2021, do vereador Edson Moura (PL), que exige providências da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para melhorar o atendimento ao público em Itaquá, foi aprovado. “Realmente os serviços estão a desejar”, comentou o Dr. Roque.
O projeto de lei nº 37/2021, do prefeito Eduardo Boigues (PP), que trata de uma desapropriação foi aprovado, bem como dois projetos do vereador Edson Moura. O primeiro (nº39/2021) trata da denominação da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Parque Piratininga para USF do Piratininga Jurandir Costa. O segundo (nº40/2021) institui o Dia Municipal da Banda da Guarda Civil Municipal (GCM). “Não vai ter gasto nenhum, é apenas uma homenagem. Eles cantam bastante, dá até gosto de ver”, disse o dono da propositura. “Essa banda fez a diferença na cidade. A banda tocou na Instituição Mães Especiais, e a criança autista é difícil se atentar, e quando eles começam a tocar, elas dançaram, brincaram. Eles conseguem tirar um sorriso num momento de tristeza. Parabéns vereador pelo projeto. Parabéns para a banda da GCM”.

03/08/2021
23ª Sessão Ordinária de 2021