Os estabelecimentos só poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
As atividades de ferro-velho, depósito de sucatas, desmanche, comércio de peças usadas e serviços semelhantes devem ter novo horário de funcionamento em Itaquaquecetuba. A Câmara Municipal aprovou, durante a 2ª Sessão Ordinária realizada no dia 10 de fevereiro, um projeto de lei complementar de autoria do Poder Executivo e de iniciativa do vereador Cowboy Edimar (MDB), que estabelece regras para esses serviços. O objetivo é combater o furto de peças e objetos durante a madrugada.
“Apresentei a minuta deste projeto ao prefeito (Eduardo Boigues) depois que eu e outros vereadores chegamos à conclusão de que algo precisava ser feito, porque havia reclamações de furtos de fios toda semana. Em conversa com o secretário de Segurança, Anderson Caldeira, soubemos que não havia uma lei sobre o horário de funcionamento dessas atividades”, explicou Cowboy.
De acordo com as informações constantes no projeto, o objetivo é coibir o furto e a venda de fios de cobre, ferro, aço e diversos materiais durante a madrugada. “Sabemos o que acontece na madrugada nesses estabelecimentos, e essa medida é mais uma forma de coibir a criminalidade e a violência no município”, disse o presidente da Câmara, vereador Dr. Roque (PL).
“Esses dias, furtaram os fios de uma escola e os alunos ficaram o dia todo sem aula”, lembrou o vereador Professor Francisco (PSD). “Até as igrejas sofrem com isso. Recentemente, levaram os fios da igreja lá no meu bairro”, ressaltou Luiz Coutinho. “Levaram até o portão do Parque da Cidadania, lá no (Parque Residencial) Marengo”, completou Sidney Santos (PL).
O projeto de lei complementar foi aprovado com 17 votos favoráveis e dois contrários. O novo horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.