20 ABR 2022
SESSÕES
Vereador pede reabertura da ala de pediatria no Hospital Santa Marcelina
Edson da Paiol foi secretário municipal da Saúde no ano passado
Crianças são encaminhadas para o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e ao Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou durante a 12ª sessão ordinária deste ano, realizada ontem (19/4), um requerimento de autoria do vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, que pede a reabertura da ala de pediatria no Hospital Santa Marcelina. De acordo com o parlamentar, que no ano passado foi secretário municipal de Saúde, atualmente os bebês e crianças precisam ser encaminhados ao Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos ou ao Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, para receber o atendimento em casos graves.
“Infelizmente, nossa cidade tem uma arrecadação muito baixa e posso dizer que fazemos milagre com o pouco que tem. Por isso, quero pedir à Secretaria Estadual da Saúde e ao Governo do Estado de São Paulo que estudem a possibilidade de reabrir a ala de pediatria com internação e Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.) dentro do Hospital Santa Marcelina. Seria muito bom para o município”, explicou Edson.
No requerimento, o vereador aponta que Itaquá “sofre com a ausência de uma unidade de atendimento às crianças” e cita a Constituição Federal, lembrando o artigo 196: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos...”.
A propositura foi aprovada e encaminhada ao Governo do Estado. Durante a sessão, o vereador Dr. Roque (PL) sugeriu que os vereadores entregassem o pedido de reabertura da ala pediátrica pessoalmente ao governador Rodrigo Garcia (DEM), que tinha agenda na região nesta semana. O Hospital Santa Marcelina já teve uma ala de pediatria no passado, mas alegou a falta de recursos financeiros o principal motivo de seu fechamento.
Vídeo Vinculado
19/04/2022