Os vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovaram, durante a 34ª Sessão Ordinária deste ano, realizada no dia 20 de outubro, um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que cria o Programa Alavanca Itaquá 50+, voltado à promoção da empregabilidade, reinserção produtiva e valorização da experiência profissional do cidadão com idade igual ou superior a 50 anos.
De acordo com o projeto, “a iniciativa decorre da necessidade de se enfrentar o preocupante cenário de exclusão laboral que atinge parcela significativa da população madura de nosso município. Dados consolidados apontam que trabalhadores com mais de 50 anos enfrentam obstáculos acentuados para ingressar ou permanecer no mercado de trabalho, não por falta de capacidade ou conhecimento, mas, muitas vezes, em razão de preconceitos etários que desconsideram o valioso acervo de experiências, maturidade e compromisso que essa faixa etária pode oferecer”.
O programa prevê a realização de cursos, palestras e treinamentos aos desempregados nesta faixa de idade; a intermediação de mão de obra e oportunidades de emprego na cidade; parcerias com o setor produtivo; e o acolhimento e valorização das pessoas beneficiadas pela iniciativa.